UERJ 2016 – Questão 7

Linguagens / Português
Fabio Moon e Gabriel Bá
Folha de Sao Paulo. I5/06/2012.
No último quadrinho, formula-se uma analogia moral, quando se sugere que não é possível ver tudo o que acontece à frente dos olhos.
A partir dessa analogia, pode-se chegar à seguinte conclusão:
a) a verdade absoluta não existe.
b) a existência não tem explicação.
c) o homem não é o centro do mundo.
d) o curso da vida não pode ser mudado.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2016 – Questão 7
Ao afirmar que “o tempo não tem restituição alguma” (3.° parágrafo), o autor enfatiza, em relação ao tempo, seu caráter a) traiçoeiro. b) degradante. c) imprevisível. d) irreversível. e) insondável.
Base dudow 2000 – Questão 13
Assinale a alternativa cuja oração é predicativa: a) Ele está certo de que venceu. b) Dizem que ele sempre mente. c) Sentimos necessidade de vê-la em breve. d) Todos discordam de que a vitória seria fácil. e) O certo é que ele sumiu.
UERJ 2019 – Questão 23
No poema, há diversas referências metafóricas à morte, como exemplifica o seguinte verso: a) Estando nós a contemplar o poente. b) E eu te olharei também, com nostalgia. c) Ao transpor as fronteiras do Segredo. d) E como dois antigos namorados.
Base dudow 2000 – Questão 20
Leia as frases a seguir e assinale a que está correta. a) A jovem que eu lhe falei à pouco vai ser entrevistada. b) A jovem que a pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei. c) A jovem de cuja eu lhe falei há pouco é aquela que foi entrevistada. d) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela que eu lhe falei. e) A jovem que há pouco foi entrevistada é aquela com a qual lhe falei.
Base dudow 2000 – Questão 51
De acordo com o texto, pode-se afirmar que os brasileiros. a) deixam-se guiar pelas previsões, quanto à melhor maneira de conduzir a vida. b) analisam com prudência as profecias, mas acabam se influenciando por elas. c) assumem uma atitude cética diante de crenças desprovidas de realismo. d) mantêm-se arraigados a sólidas convicções quanto aos mistérios do futuro. e) continuam à mercê das previsões, mas previnem-se contra possíveis decepções.