UERJ 2013 – Questão 32

Ciências da Natureza / Biologia / Sistema Endócrino / Adrenais (ou Supra-Renais)
O hormônio aldosterona, produzido pela região cortical das glândulas suprarrenais, aumenta a absorção do íon Na+ pelos túbulos renais. Quanto menor a concentração desse íon nos líquidos extracelulares, maior é a produção de aldosterona.
Em um experimento para analisar o funcionamento dos túbulos renais, alguns pacientes foram submetidos a quatro diferentes dietas alimentares. Os resultados obtidos estão indicados no gráfico abaixo, no qual a barra I corresponde à taxa de absorção de água em um paciente com valor normal de concentração extracelular de Na+ .
A barra que indica o resultado correspondente a um paciente submetido a uma rígida dieta de restrição de NaCl é a de número:
a) II.
b) III.
c) IV.
d) V.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UERJ 2019 – Questão 23
No poema, há diversas referências metafóricas à morte, como exemplifica o seguinte verso: a) Estando nós a contemplar o poente. b) E eu te olharei também, com nostalgia. c) Ao transpor as fronteiras do Segredo. d) E como dois antigos namorados.
UFMG 2014 – Questão 44
Leia este texto, que se baseia em um estudo sobre o manejo de recursos naturais e o desenvolvimento de alternativas econômicas sustentáveis em tribos indígenas brasileiras. ...
Base dudow 2000 – Questão 47
Esta é a turma do Bob Esponja: ...
Base dudow 2000 – Questão 36
Joãozinho, ao nascer, apresentou a doença hemolítica do recém-nascido ou eritroblastose fetal. Foi abandonado quando criança e criado por pais adotivos. Anos mais tarde, Francisca, dizendo ser sua mãe biológica, veio reclamar sua posse. No...
UERJ 2010 – Questão 9
A pergunta formulada pelo marciano pode ser lida como uma projeção da consciência do próprio sujeito poético. Um verso que também sugere essa projeção é: a) O marciano encontrou-me na rua (v. 1) b) Afastou-se o marciano, e persegui-o. (v. 5) c) Mas, recusando o colóquio, desintegrou-se (v. 7) d) E fiquei só em mim, de mim ausente. (v. 9)