UEL 2018 – Questão 39

Ciências Humanas / História
Leia o trecho do poema a seguir.

— Essa cova em que estás,
com palmos medida,
é a cota menor
que tiraste em vida.
— É de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe
neste latifúndio.
— Não é cova grande.
é cova medida,
é a terra que querias
ver dividida.
(MELO NETO, J. C.Morte e Vida Severina. Universidade da Amazônia, NEAD – Núcleo de Educação à Distância. p.21-13.Disponível em: <www.nead.unama.br>.
Acesso em: 28 ago. 2017).
 
O poema trata da relação entre o homem e a terra no Brasil. Com base nos conhecimentos sobre propriedade e usos da terra, assinale a alternativa correta.
a) No decorrer do segundo Reinado, a Lei de Terras, promulgada em 1850, possibilitou o livre acesso das terras devolutas aos primeiros imigrantes europeus, garantindo-lhes a sobrevivência.
b) Na Colônia, as terras doadas como sesmarias garantiam privilégios aos senhores de engenho, mas restringiam a prática de certas atividades econômicas.
c) No Império, formaram-se os primeiros quilombos cuja propriedade dessas terras foi reconhecida legalmente durante a primeira República.
d) Em 1964, João Goulart realizou desapropriações das pequenas propriedades no entorno das metrópoles para o cultivo de sobrevivência por parte dos trabalhadores.
e) No governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), retomou-se a política econômica de estatização das propriedades agrícolas resultando em elevadas taxas de crescimento econômico.

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/ port e inglês 2008 – Questão 61
“Podemos dizer que antes as coisas do Mediterrâneo eram dispersas... mas como resultado das conquistas romanas é como se a história passasse a ter uma unidade orgânica, pois, as coisas da Itália e da África passaram a ser entretecidas com as...
UEL 2020 – Questão 2
Contra o obscurantismo, o Iluminismo/Esclarecimento sustentou que a ignorância não é uma virtude e que a obediência cega à autoridade é incompatível com nossa natureza racional. A esse respeito, Immanuel Kant foi taxativo: ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 53
Queremos um Estado integrador que, diferentemente do Estado anárquico atual, imponha sua peculiar autoridade sobre todas as classes, sejam sociais ou econômicas. A era ruinosa da luta de classes está chegando ao fim... (Manifesto do Bloco Nacional de Espanha, 1934.) Os autores do manifesto defendem o surgimento deum modelo de Estado a) fascista. b) liberal. c) anarquista. d) neoliberal. e) social-democrata.
UEL 2015 – Questão 56
Com base no texto e nos conhecimentos sobre cosmogonia, é correto afirmar que a concepção aristotélica apresenta um universo a) acêntrico. b) finito. c) infinito. d) heliocêntrico. e) policêntrico.
Base dudow 2000 – Questão 47
O Ato de Navegação (1651), baixado por Cromwell, teve amplas repercussões, destacando-se, entre outras, a) a decadência da Revolução Puritana, com a volta de Carlos II. b) o término do conflito entre a Inglaterra e os Países Baixos. c) o surgimento de um movimento no Parlamento no sentido de constitucionalização da monarquia. d) o estabelecimento da supremacia inglesa nos mares. e) a dissolução da "Commonwealth", com a separação da Irlanda da Inglaterra.