UEL 2010 – Questão 5

Ciências da Natureza / Biologia / Ação Gênica / Nucleotídeos
A cristalografia de raios X auxiliou a desvendar a estrutura do DNA, cujo modelo foi construído por Watson e Crick, em 1953.
Com base na figura 1 e nos conhecimentos sobre os principais aspectos da estrutura do DNA, é correto afirmar:
a) A determinação dos átomos que compõem o DNA foi possível porque o comprimento de onda dos raios X é da mesma ordem de grandeza que o comprimento médio da molécula do DNA.
b) As posições dos átomos em uma substância química cristalizada podem ser inferidas pelo padrão de refração resultante dos raios X que a atravessam.
c) As ligações que ocorrem entre as bases nitrogenadas no interior da hélice do DNA são possíveis devido à diferença de eletronegatividade entre os átomos de nitrogênio ligados a átomos de hidrogênio nas bases.
d) Os fosfatos se ligam às pentoses pelos átomos de fósforo por meio de ligações de hidrogênio.
e) Na estrutura do DNA as ligações de oxigênio ocorrem entre pares de bases específicos: a adenina liga-se à citosina e a timina liga-se à guanina.
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UEL 2010 – Questão 34
A ONU declarou 2009 o Ano Internacional da Astronomia pelos 400 anos do uso do telescópio nas investigações astronômicas por Galileu Galilei. Essas investigações desencadearam descobertas e, por sua vez, uma nova maneira de compreender os...
UERJ 2006 – Questão 26
Uma das condições necessárias para o perfeito funcionamento do organismo humano é a manutenção da ...
UFABC 2009 – Questão 46
Cabo-de-g​uerra ...
UEL 2009 – Questão 33
Nitrogênio, fósforo e potássio são nutrientes importantes para o desenvolvimento das plantas. A falta desses nutrientes em solos utilizados para a agricultura torna necessário o fornecimento de quantidades adequadas de fertilizantes NPK. O...
ENEM 1ªAplicação Humanas e Natureza 2013 – Questão 52
Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das...