UEL 2013 – Questão 17

Linguagens / Português
Leia o texto a seguir.
Acordava molhado, tanto como os éles dela. Os meus companheiros também, pois não tínhamos segredos desses e partilhávamos. Mas sabíamos, Ludmila era um sonho impossível, como uma etérea patinadora sobre o gelo, riscando círculos e ovais irrealizáveis, levantando pó de neve na derrapagem ligeira, um meteoro silencioso luzindo na noite, uma gata se espreguiçando voluptuosamente, uma quimera. Ludmila era bela demais, não existia na realidade, fugaz produto de um pintor inspirado. O belo não existe se faz doer. A nós doía tudo por causa de Ludmila. E dos seus éles molhados.
(PEPETELA. O planalto e a estepe.
São Paulo: Leya, 2009, p.37)
 
Com relação a esse texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O narrador conta como foi a sua primeira relação sexual, que ocorreu com Ludmila, a bela professora por quem passará a vida apaixonado e a quem buscará a vida toda.
II. O trecho “não tínhamos segredos desses e partilhávamos” indica que os amigos não se importavam em dividir o amor carnal de Ludmila, visto que era impossível que ela optasse por apenas um deles.
III. Recupera certo clichê romântico, na medida em que mostra a personagem feminina como construção
idealizada, tornando-se uma figura inalcançável.
IV. Traz à tona certa sensualidade inocente do grupo de rapazes, tornando o amor coletivo, e não concretizado, uma metáfora de juventude.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2018 – Questão 19
“Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” ...
FUVEST 2001 – Questão 3
Para obter o que lhe convinha, a personagem Brás Cubas usou a estratégia de a) fingir que se ofendia com algumas reações de Dona Plácida. b) sugerir a Dona Plácida que iria, no futuro, constituir-lhe um pecúlio. c) simular que ignorava algumas reações de Dona Plácida. d) dissimular a mágoa que Dona Plácida lhe causara. e) expor a Dona Plácida seus sentimentos mais autênticos.
UERJ 2008 – Questão 9
Na última estrofe do texto, o mistério a que se refere o eu lírico indica uma construção paradoxal. Os elementos que compõem esse paradoxo são: a) início e fim b) alegria e dor c) música e silêncio d) criação e destruição
Albert Einstein 2017 – Questão 50
Com o emprego de elementos coesivos, destacados no próprio texto, dá-se a interconexão entre ideias. Indique qual alternativa contempla a relação de sentido que eles estabelecem, de acordo com a ordem em que aparecem. a) Inclusão, decorrência, prioridade e consequência. b) Concomitância, consequência, primazia e oposição. c) Concessão, explicação, lugar e contradição. d) Comparação, oposição, concessão e explicação.
UEL 2009 – Questão 40
Um béquer A contém 100ml de água pura e um béquer B contém 100ml de solução saturada de água e cloreto de sódio. Os béqueres são colocados sobre uma chapa de aquecimento e seus conteúdos entram em ebulição à pressão atmosférica. Em...