UEL 2013 – Questão 17

Linguagens / Português
Leia o texto a seguir.
Acordava molhado, tanto como os éles dela. Os meus companheiros também, pois não tínhamos segredos desses e partilhávamos. Mas sabíamos, Ludmila era um sonho impossível, como uma etérea patinadora sobre o gelo, riscando círculos e ovais irrealizáveis, levantando pó de neve na derrapagem ligeira, um meteoro silencioso luzindo na noite, uma gata se espreguiçando voluptuosamente, uma quimera. Ludmila era bela demais, não existia na realidade, fugaz produto de um pintor inspirado. O belo não existe se faz doer. A nós doía tudo por causa de Ludmila. E dos seus éles molhados.
(PEPETELA. O planalto e a estepe.
São Paulo: Leya, 2009, p.37)
 
Com relação a esse texto, considere as afirmativas a seguir.
I. O narrador conta como foi a sua primeira relação sexual, que ocorreu com Ludmila, a bela professora por quem passará a vida apaixonado e a quem buscará a vida toda.
II. O trecho “não tínhamos segredos desses e partilhávamos” indica que os amigos não se importavam em dividir o amor carnal de Ludmila, visto que era impossível que ela optasse por apenas um deles.
III. Recupera certo clichê romântico, na medida em que mostra a personagem feminina como construção
idealizada, tornando-se uma figura inalcançável.
IV. Traz à tona certa sensualidade inocente do grupo de rapazes, tornando o amor coletivo, e não concretizado, uma metáfora de juventude.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2001 – Questão 3
Para obter o que lhe convinha, a personagem Brás Cubas usou a estratégia de a) fingir que se ofendia com algumas reações de Dona Plácida. b) sugerir a Dona Plácida que iria, no futuro, constituir-lhe um pecúlio. c) simular que ignorava algumas reações de Dona Plácida. d) dissimular a mágoa que Dona Plácida lhe causara. e) expor a Dona Plácida seus sentimentos mais autênticos.
Base dudow 2000 – Questão 56
Assinale a alternativa totalmente correta, quanto às normas gramaticais. ...
UEL 2021 – Questão 15
Leia o texto a seguir. ...
UEL 2010 – Questão 24
O aquecimento global, ocasionado pela liberação de CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, seria muito mais rápido não fosse a capacidade dos oceanos em remover do ar grandes quantidades deste gás. Por outro lado, a captação de CO2 pelos...
UNIFESP port e inglês 2015 – Questão 25
O crítico Massaud Moisés assinala o filosofismo como uma das características de Memórias póstumas de Brás Cubas, romance que inaugura a produção madura de Machado de Assis. Tal filosofismo pode ser identificado na passagem: ...