PUC -SP 2018 – Questão 69

Linguagens / Literatura
Em cima das rapaduras, o defunto.
Com os balanços, ele havia rolado para fora do esquife, e estava espichado, horrendo.
O lenço de amarrar o queixo, atado no alto da cabeça, não tinha valido de nada: da boca, dessorava um mingau pardo, que ia babujando e empestando tudo.
E um ror de moscas, encantadas com o carregamento duplamente precioso, tinham vindo também.
 
O trecho acima integra um dos contos de Sagarana, obra de João Guimarães Rosa, publicada em 1946. Considerando o trecho indicado podemos afirmar que se trata de
a) “Conversa de Bois”, que relata a viagem de uma comitiva em que os bois falam entre si, tramam o destino dos humanos, e é acompanhada por uma irara, curiosa dos acontecimentos da jornada.
b) “O Burrinho Pedrez” que conta um episódio de catástrofes em que, em sua maioria, boiada e vaqueiros se afogam nas águas tempestuosas de um rio, ao tentarem fazer a sua travessia.
c) “A Hora e a vez de Augusto Matraga”, que narra as vicissitudes de um fazendeiro valentão, vítima de um atentado que, após, marcado com ferro em brasa, é lançado num despenhadeiro.
d) “Duelo”, cuja narrativa revela a perseguição mútua de dois homens com intenção assassina para a vingança de um crime passional.

Veja outras questões semelhantes:

UNICAMP 2020 – Questão 62
No livro A cabra vadia: novas confissões, Nelson Rodrigues inicia a crônica “Os dois namorados” com a seguinte afirmação: ...
UEL 2011 – Questão 11
Sobre figuras de linguagem no poema, considere as afirmativas a seguir. ...
PUC -SP 2019 – Questão 14
A imagem abaixo mostra um pêndulo simples constituído por uma massa metálica de 10g, eletrizada com carga de 5C, e um fio com 50cm de comprimento. O pêndulo é posto a oscilar com pequena amplitude entre duas placas planas eletrizadas, pararelas...
UNICAMP 2018 – Questão 77
“ODORICO ...
PUC -SP 2019 – Questão 3
Seja uma função quadrática f(x) = Ax2+ Bx + C, onde A,B e C são constantes reais e f(–2) = f(14) = 0 . A figura representa um esboço do gráfico de f, onde O (0, 0) é a origem do sistema de coordenadas cartesianas, V é o vértice da parábola, R é a raiz positiva de f e C = f(0). Sabendo-se que a área do quadrilátero OCVR é igual a 133, o valor da constante B é: a) –3. b) –1. c) 1. d) 3.