PUC -SP 2018 – Questão 69

Linguagens / Literatura
Em cima das rapaduras, o defunto.
Com os balanços, ele havia rolado para fora do esquife, e estava espichado, horrendo.
O lenço de amarrar o queixo, atado no alto da cabeça, não tinha valido de nada: da boca, dessorava um mingau pardo, que ia babujando e empestando tudo.
E um ror de moscas, encantadas com o carregamento duplamente precioso, tinham vindo também.
 
O trecho acima integra um dos contos de Sagarana, obra de João Guimarães Rosa, publicada em 1946. Considerando o trecho indicado podemos afirmar que se trata de
a) “Conversa de Bois”, que relata a viagem de uma comitiva em que os bois falam entre si, tramam o destino dos humanos, e é acompanhada por uma irara, curiosa dos acontecimentos da jornada.
b) “O Burrinho Pedrez” que conta um episódio de catástrofes em que, em sua maioria, boiada e vaqueiros se afogam nas águas tempestuosas de um rio, ao tentarem fazer a sua travessia.
c) “A Hora e a vez de Augusto Matraga”, que narra as vicissitudes de um fazendeiro valentão, vítima de um atentado que, após, marcado com ferro em brasa, é lançado num despenhadeiro.
d) “Duelo”, cuja narrativa revela a perseguição mútua de dois homens com intenção assassina para a vingança de um crime passional.

Veja outras questões semelhantes:

PUC -SP 2019 – Questão 50
A Batalha de Cerro Corá, juntamente com a morte do líder paraguaio Francisco Solano López, marcaram o fim da Guerra do Paraguai. Em abril de 2020, esse fato histórico completará 150 anos. Diversas interpretações, julgamentos e críticas já...
UNICAMP 2017 – Questão 13
Sabe-se que Coração, cabeça e estômago é uma obra atípica na produção ficcional de Camilo Castelo Branco. Em relação a essa obra, assinale a alternativa em que todas as características listadas são corretas. ...
UNESP 2018 – Questão 9
A poesia dos antigos era a da posse, a dos novos é a da saudade (e anseio); aquela se ergue, firme, no chão do presente; esta oscila entre recordação e pressentimento. O ideal grego era a concórdia e o equilíbrio perfeitos de todas as forças;...
FUVEST 2018 – Questão 70
De acordo com o texto, a compreensão do significado de uma obra de arte pressupõe a) o reconhecimento de seu significado intrínseco. b) a exclusividade do ponto de vista mais recente. c) a consideração de seu caráter imutável. d) o acúmulo de interpretações anteriores. e) a explicação definitiva de seu sentido.
PUC -SP 2017 – Questão 63
Observe as reações (sic) abaixo: X, Y e Z correspondem ao valor de energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso. A alternativa que apresenta corretamente o nome dessa propriedade periódica e os valores de X, Y e Z, respectivamente, é: a) eletroafinidade; 578kJ, 1820kJ e 2750kJ. b) energia de ionização; 2750kJ, 1820kJ e 578kJ. c) energia de ionização; 578kJ, 1820kJ e 2750kJ. d) eletroafinidade; 2750kJ, 1820kJ e 578kJ.