PUC-CAMP . 3 2022 – Questão 1

Linguagens / Português
Os franceses, no século XIX, se valeram da palavra inglesa spleen para nomear a melancolia, o sentimento depressivo. O cronista Rubem Braga era um mestre na expressão desse sentimento, ao qual, nesta crônica, opôs o da vivacidade, ou, para usar
outra expressão inglesa, o de struggle for life:
“Daquela pequena conversa triste no bar, em que dissemos as coisas mais desesperadamente banais, saímos, os dois, com uma espécie de amor raivoso à vida, ciúme e pressa da vida.
Volto para casa. Estou cansado e tenho motivo já não digo para estar triste, mas, vamos dizer, aborrecido. Mas me distraio olhando o passarinho que trouxe da roça. Não é bonito e canta pouco, esse bicudo que ainda não fez a segunda muda. Mas o que é fascinante, nele, o que me prende a ele, é sua vida, sua vitalidade inquieta, ágil, infatigável, seu apetite, seu susto, a reação instantânea com que abre o bico, zangado, quando o ameaço com a mão. Ele está tomando banho e se sacode todo, salta, muda de poleiro, agita as penas – e me vigia de lado, com um olhinho escuro e vivo.
Mudo-lhe a água do bebedouro, jogo-lhe pedrinhas de calcita que ele gosta de trincar. E me sinto bem com essa presença viva que não me compreende, mas que sente em mim um outro bicho, amigo ou inimigo, uma outra vida. Ele não sabe da morte, não a espera nem a teme – e a desmente em cada vibração de seu pequeno ser ávido e inquieto. Meu bicudo é um grande companheiro e irmão, e, na verdade, muito me ajuda.”
(Adaptado de: BRAGA, Rubem. Recado de primavera. Rio de Janeiro:
Record, 1984, p. 156)
No desenvolvimento do texto, a presença e as atuações do passarinho transmitem ao cronista, dono desse “meu bicudo”,
a) o conforto de uma solidariedade que só encontramos na natureza quando tomados de grande aflição humana.
b) a sensação da cumplicidade quando reconhecemos numa outra espécie os mesmos limites que se impõem à nossa.
c) um sentimento confuso de consternação, por imaginar que só o desconhecimento da morte explica a agitação do pássaro.
d) uma proveitosa lição de vitalidade, captada pela observação das iniciativas e reações enérgicas do pequeno companheiro.
e) a necessidade de um agradecimento, por sentir que o pequeno pássaro sabe superar as infelicidades que o acometem.

Veja outras questões semelhantes:

ACAFE 2023 – Questão 9
Com base no texto 4, assinale a alternativa CORRETA. ...
UNESP (julho) 2014 – Questão 10
Devido a um problema de revisão, aparece no artigo uma forma verbal em desacordo com a chamada norma-padrão. Trata-se do emprego equivocado de a) corrige em vez de corrije. b) remedia em vez de remedeia. c) experimentar em vez de exprimentar. d) alivia em vez de alívia. e) encaixar em vez de incaixar.
UERJ 2017 – Questão 5
Diante da conduta do funcionário do governo brasileiro, é possível inferir a seguinte reação por parte de Pietro Brun: a) apreço pela nova pátria. b) respeito à memória familiar. c) submissão às práticas oficiais. d) desprezo pelas regras migratórias.
Base dudow 2000 – Questão 23
O plural de terno azul claro, terno verde-mar é, respectivamente: a) Ternos azuis-claros, ternos verdes-mares. b) Ternos azuis claros, ternos verde-mares. c) Ternos azul-claro, ternos verde-mar. d) Ternos azul-claros, ternos verde-mar. e) Ternos azuis-claro, ternos verde-mar.
FATEC 2018 – Questão 52
Considere a charge. ...