UNESP 2015 – Questão 6

Linguagens / Português
Aliadas ou concorrentes
 
Alguns números: nos Estados Unidos, 60% dos formados em universidades são mulheres. Metade das europeias que estão no mercado de trabalho passou por universidades. No Japão, as mulheres têm níveis semelhantes de educação, mas deixam o mercado assim que se casam e têm filhos. A tradição joga contra a economia. O governo credita parte da estagnação dos últimos anos à ausência de participação feminina no mercado de trabalho. As brasileiras avançam mais rápido na educação. Atualmente, 12% das mulheres têm diploma universitário — ante 10% dos homens. Metade das garotas de 15 entrevistadas numa pesquisa da OCDE1 disse pretender fazer carreira em engenharia e ciências — áreas especialmente promissoras. [...] Agora, a condição de minoria vai caindo por terra e os padrões de comportamento começam a mudar. Cada vez menos mulheres estão dispostas a abdicar de sua natureza em nome da carreira. Não se trata de mudar a essência do trabalho e das obrigações que homens e mulheres têm de encarar. Não se trata de trabalhar menos ou ter menos ambição. É só uma questão de forma. É muito provável que legisladores e empresas tenham de ser mais flexíveis para abrigar mulheres de talento que não desistiram do papel de mãe. Porque, de fato, essa é a grande e única questão de gênero que importa. Mais fortalecidas e mais preparadas, as mulheres terão um lugar ao sol nas empresas do jeito que são ou desistirão delas, porque serão capazes de ganhar dinheiro de outra forma. Há 8,3 milhões de empresas lideradas por mulheres nos Estados Unidos — é o tipo de empreendedorismo que mais cresce no país. De acordo com um estudo da EY2, o Brasil tem 10,4 milhões de empreendedoras, o maior índice entre as 20 maiores economias. Um número crescente delas tem migrado das grandes empresas para o próprio negócio. Os fatos mostram: as empresas em todo o mundo terão, mais cedo ou mais tarde, de decidir se querem ter metade da população como aliada ou como concorrente.
 (Exame, outubro de 2013.)  
 
1OCDE: Organização para a Cooperação e  Desenvolvimento Econômico.

2 EY: Organização global com o objetivo de auxiliar seus clientes a fortalecerem seus negócios ao redor do mundo.
Indique a acepção da palavra “estagnação” que melhor se enquadra no contexto do primeiro parágrafo:
a) “ausência completa de atividade ou movimento”. (Dicionário On-line de Português)
b) “situação em que o produto nacional não cresce à altura do potencial econômico do país”. (Houaiss)
c) “falta de movimento, de atividade; inércia, paralisação”. (Aurélio)
d) “estado das águas que formam charco”. (Michaelis)
e) “estado ou situação daquilo que está estagnado, sem fluir, sem evoluir, sem progredir, sem se mover”. (Caldas Aulete)

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2008 – Questão 54
A crise que envolveu a nacionalização do canal de Suez pelo Egito conjugou questões políticas, econômicas e militares numa escala internacional. O coronel Gamal Abdel Nasser, governante egípcio, anunciou a nacionalização em julho de 1956,...
Base dudow 2000 – Questão 59
Há período composto em: a) Ao lado da dissertação, deveria restaurar-se também o prestígio da tabuada. b).... o mesmo não se pode dizer dos outros engenhos. c) Temos aí, reproduzido, com máxima fidelidade, o diálogo. d) A ojeriza pelo idioma nacional já estava ultrapassando os limites toleráveis. e) Aí, então, podem contar comigo para aplaudir a máquina.
FGV Economia 2009 – Questão 40
Observe as frases: ...
UNESP (julho) 2008 – Questão 3
Foi realizada uma eleição entre os candidatos João e José. Deu-se início à apuração e, num determinado momento, quando já havia sido apurada a quantidade x dos votos, em porcentagem, o resultado parcial era de 80% dos votos para José e 20% dos votos para João. O valor máximo que x pode assumir de forma que José ainda não tenha assegurada a sua vitória é a) 80%. b) 62,5%. c) 52,5%. d) 40%. e) 36%.
UNESP 2009 – Questão 11
Uma foto de satélite de uma região da floresta amazônica (foto 1) mostrava uma área desmatada na forma de um círculo. Outra foto da mesma região, tirada após algum tempo (foto 2), mostrou que a área desmatada havia aumentado. ...