UNESP 2016 – Questão 80

Ciências da Natureza / Física / Termometria / Variação de Temperatura
MONTE FUJI 
(www.japanican.com) 
 
O topo da montanha é gelado porque o ar quente da base da montanha, regiões baixas, vai esfriando à medida que sobe. Ao subir, o ar quente fica sujeito a pressões menores, o que o leva a se expandir rapidamente e, em seguida, a se resfriar, tornando a atmosfera no topo da montanha mais fria que a base. Além disso, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver energia radiante emitida pelo Sol, ela esquenta e emite ondas eletromagnéticas aquecendo o ar ao seu redor. E os raios solares que atingem as regiões altas das montanhas incidem em superfícies que absorvem quantidades menores de radiação, por serem inclinadas em comparação com as superfícies horizontais das regiões baixas. Em grandes altitudes, a quantidade de energia absorvida não é suficiente para aquecer o ar ao seu redor.
(http://super.abril.com.br. Adaptado.)
 
Segundo o texto e conhecimentos de física, o topo da montanha é mais frio que a base devido
a) à expansão adiabática sofrida pelo ar quando sobee ao fato de o ar ser um bom condutor de calor, não retendo energia térmica e esfriando.
b) à expansão adiabática sofrida pelo ar quando sobe e à pouca irradiação recebida da superfície montanhosa próxima a ele.
c) à redução da pressão atmosférica com a altitude e ao fato de as superfícies inclinadas das montanhas impedirem a circulação do ar ao seu redor, esfriando-o.
d) à transformação isocórica pela qual passa o ar que sobe e à pouca irradiação recebida da superfície montanhosa próxima a ele.
e) à expansão isotérmica sofrida pelo ar quando sobe e à ausência do fenômeno da convecção que aqueceria o ar.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2012 – Questão 88
A figura abaixo representa imagens instantâneas de duas cordas flexíveis idênticas, C1 e C2, tracionadas por forças diferentes, nas quais se propagam ondas. ...
UNESP (julho) 2006 – Questão 8
Dos 6! números formados com as permutações dos algarismos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, quantos estão entre 450 000 e 620 000?   a) 96. b) 120. c) 168. d) 192. e) 240.
UNESP s. port 2006 – Questão 48
Uma espira, locomovendo-se paralelamente ao solo e com velocidade constante, atravessa uma região onde existe um campo magnético uniforme, perpendicular ao plano da espira e ao solo. O fluxo magnético registrado, a partir do instante em que a...
Base dudow 2000 – Questão 29
um mostruário de uma exposição é iluminado por uma lâmpada de potência P1, a uma distância r1. Por motivos de estética, resolve-se dobrar a distância da luz ao mostruário, mantendo-se, no entanto, a mesma intensidade luminosa sobre ele. Para isso, tiveram que trocar a lâmpada por outra de potência igual a: a) 2P1 b) 4P1 c) 8P1 d) 16P1 e) 32P1
UFMG 2009 – Questão 9
Água e álcool misturam-se gerando uma solução conhecida como álcool hidratado. Sob condições normais de temperatura e pressão, o álcool anidro (sem água) possui densidade igual a 0,8 g/cm3, enquanto a água destilada apresenta densidade...