UNESP 2016 – Questão 80

Ciências da Natureza / Física / Termometria / Variação de Temperatura
MONTE FUJI 
(www.japanican.com) 
 
O topo da montanha é gelado porque o ar quente da base da montanha, regiões baixas, vai esfriando à medida que sobe. Ao subir, o ar quente fica sujeito a pressões menores, o que o leva a se expandir rapidamente e, em seguida, a se resfriar, tornando a atmosfera no topo da montanha mais fria que a base. Além disso, o principal aquecedor da atmosfera é a própria superfície da Terra. Ao absorver energia radiante emitida pelo Sol, ela esquenta e emite ondas eletromagnéticas aquecendo o ar ao seu redor. E os raios solares que atingem as regiões altas das montanhas incidem em superfícies que absorvem quantidades menores de radiação, por serem inclinadas em comparação com as superfícies horizontais das regiões baixas. Em grandes altitudes, a quantidade de energia absorvida não é suficiente para aquecer o ar ao seu redor.
(http://super.abril.com.br. Adaptado.)
 
Segundo o texto e conhecimentos de física, o topo da montanha é mais frio que a base devido
a) à expansão adiabática sofrida pelo ar quando sobee ao fato de o ar ser um bom condutor de calor, não retendo energia térmica e esfriando.
b) à expansão adiabática sofrida pelo ar quando sobe e à pouca irradiação recebida da superfície montanhosa próxima a ele.
c) à redução da pressão atmosférica com a altitude e ao fato de as superfícies inclinadas das montanhas impedirem a circulação do ar ao seu redor, esfriando-o.
d) à transformação isocórica pela qual passa o ar que sobe e à pouca irradiação recebida da superfície montanhosa próxima a ele.
e) à expansão isotérmica sofrida pelo ar quando sobe e à ausência do fenômeno da convecção que aqueceria o ar.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2007 – Questão 50
O ventre contraído pelo temor da privação, pelo medo da fome e do amanhã, assim segue o homem do ano 1000, mal alimentado, penando para, com suas ferramentas precárias, tirar seu pão da terra. Mas esse mundo difícil, de privação, é um mundo...
UNIFESP 2005 – Questão 56
Tendo-se em vista que as lentes são, na prática, quase sempre usadas no ar, a equação dos fabricantes de lentes costuma ser escrita na forma: C = (n-1)1R1+1R2.Nessas condições, pode-se afirmar que a convergência de uma lente plano-convexa de índice de refração n = 1,5 e cujo raio da face convexa é R = 20 cm é a) 0,50 di. b) 1,0 di. c) 1,5 di. d) 2,0 di. e) 2,5 di.
UFSM PS2 - todas menos Fil, His, Esp - resoluções 2011 – Questão 35
A respeito dos gases que se encontram em condições nas quais seu comportamento pode ser considerado ideal, afirma-se que: ...
UNESP 2012 – Questão 82
O freio eletromagnético é um dispositivo no qual interações eletromagnéticas provocam uma redução de velocidade num corpo em movimento, sem a necessidade da atuação de forças de atrito. A experiência descrita a seguir ilustra o...
Base dudow 2000 – Questão 47
Um corpo de peso P encontra-se em equilíbrio, devido à ação da força F, como indica a figura a seguir. Os pontos A, B e C são os pontos de contato entre os fios e a superfície. A força que a superfície exerce sobre os fios nos pontos A, B e C é, respectivamente: a) P/8, P/4, P/2. b) P/8, P/2, P/4. c) P/2, P/4, P/8. d) P, P/2, P/4. e) iguais a P.