FUVEST 2017 – Questão 9

Linguagens / Português
Evidentemente, não se pode esperar que Dostoiévski seja traduzido por outro Dostoiévski, mas desde que o tradutor procure penetrar nas peculiaridades da linguagem primeira, aplique-se com afinco e faça com que sua criatividade orientada pelo original permita, paradoxalmente, afastar-se do texto para ficar mais próximo deste, um passo importante será dado. Deixando de lado a fidelidade mecânica, frase por frase, tratando o original como um conjunto de blocos a serem transpostos, e transgredindo sem receio, quando necessário, as normas do “escrever bem”, o tradutor poderá trazê-lo com boa margem de fidelidade para a língua com a qual está trabalhando.
 
Boris Schnaiderman, Dostoiévski Prosa Poesia.
O prefixo presente na palavra “transpostos” tem o mesmo sentido do prefixo que ocorre em
a) ultrapassado.
b) retrocedido.
c) infracolocado.
d) percorrido.
e) introvertido.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2013 – Questão 22
Um fóton, com quantidade de movimento na direção e sentido do eixo x, colide com um elétron em repouso. ...
UNIFESP 2022 – Questão 6
O prefixo “in-” que compõe a palavra “indefinível” (7o parágrafo) tem o mesmo sentido do prefixo da palavra: a) contramão. b) interconectado. c) metafísico. d) anormal. e) transnacional.
UNIFESP port e inglês 2011 – Questão 28
A partir do início do fragmento selecionado, uma série de versos consecutivos vai caracterizando a personagem Geni numa mesma direção semântica e segundo uma mesma lógica, até que um determinado verso provoca uma ruptura significativa nessa trajetória, criando uma intensa oposição de sentido no poema. Esse verso está transcrito em a) Dá-se assim desde menina b) É a rainha dos detentos c) Ela é um poço de bondade d) Joga pedra na Geni e) Vive sempre a repetir
UVV . 2 2022 – Questão 4
A linguagem coloquial compreende a linguagem informal, popular, que utilizamos frequentemente em situações informais como numa conversa entre amigos, familiares, vizinhos, etc. Quando utilizamos a linguagem coloquial, decerto que não estamos...
UNIFESP port e inglês 2012 – Questão 25
As informações textuais revelam que o consumo do crack ou da cocaína durante a gravidez é preocupante, porque a criança a) viverá anos depois de forma excitada, irritada e chorosa. b) ficará impossibilitada de ter uma vida social e escolar. c) terá um cérebro incapaz de realizar sinapses, conexões e circuitos. d) poderá ter a sua capacidade de aprendizagem afetada no futuro. e) manterá a droga alojada no cérebro, até a chegada da vida escolar.