PASUSP 2008 – Questão 7

Ciências Humanas / História / A Era Vargas / O Estado Novo
Em certo sentido, existe uma “doutrina da chantagem” subjacente à maneira pela qual o padrão getuliano de desenvolvimento econômico foi posto em prática no Brasil. Isto é, jogava-se com os interesses das outras nações, relativamente ao Brasil, procurando obter melhores condições econômicas e políticas, na defesa de uma política econômica nacionalista. Já foi dito que Getúlio Vargas conseguiu a instalação da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, iniciada em 1943, devido a um jogo hábil com os Estados Unidos da América do Norte e a Alemanha. De fato, foram os Estados Unidos que financiaram o empreendimento (...). Segundo alguns intérpretes desse acontecimento, teria sido esse o preço do alinhamento do Brasil ao lado dessa nação e, portanto, dos Aliados. Entretanto, alguns documentos (...) revelam que a usina se achava na pauta das conversações germano-brasileiras em 1943.
Otavio Ianni. O colapso do populismo no Brasil, 1968.

Em relação ao texto acima, deve-se indicar como incorreta a afirmação:
a) O presidente Getúlio Vargas negociava com os Estados Unidos e a Alemanha para obter financiamento para a siderurgia brasileira.
b) A obtenção de vantagens econômicas e políticas para o Brasil significava a defesa de uma política econômica nacionalista.
c) A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial significou a aceitação do envolvimento dos Estados Unidos em questões ligadas à economia brasileira.
d) Os alemães negociavam com o Brasil o financiamento da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, durante a Segunda Guerra Mundial.
e) O Brasil não tinha interesse, no governo Vargas, em negociar com países envolvidos na Segunda Guerra Mundial, pois sua política era nacionalista.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP (julho) 2011 – Questão 31
Para os gregos antigos, a ideia de confronto entre oponentes, até que um dos contendores superasse os demais, atingindo um grau de excelência reconhecido e admirado por todos os circunstantes, era um ritual central em sua cultura. Os gregos faziam...
PASUSP 2008 – Questão 33
Dentre os 5 gráficos a seguir, assinale aquele que melhor representa o aquecimento de massas iguais de água e óleo, para o experimento realizado: a) b) c) d) e)
ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 30
A transferência da corte trouxe para a América portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2017 – Questão 73
O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam,...
ENEM 2001 – Questão 59
De acordo com reportagem sobre resultados recentes de estudos populacionais, ...