FUVEST 2015 – Questão 25

Linguagens / Português
Texto para a questão:
 
Tornando da malograda espera do tigre, alcançou o capanga um casal de velhinhos1, que  seguiam diante dele o mesmo caminho2 e conversavam acerca de seus negócios particulares. Das poucas palavras que apanhara, percebeu Jão Fera que destinavam eles uns cinquenta mil-réis3, tudo quanto possuíam, à compra de mantimentos, a fim de fazer um moquirão*, com que pretendiam abrir uma boa roça.
— Mas chegará, homem? perguntou a velha.
— Há de se espichar bem, mulher!
Uma voz os interrompeu:
— Por este preço dou eu conta da roça!
— Ah! É nhô Jão!
Conheciam os velhinhos o capanga, a quem tinham por homem de palavra, e de fazer o que prometia. Aceitaram sem mais hesitação; e foram mostrar o lugar que estava destinado para o roçado.
— Acompanhou-os Jão Fera; porém, mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada4, a qual ele esquecera um momento no afã de ganhar a soma precisa, que sem mais deu costas ao par de velhinhos e foi-se deixando-os embasbacados.
(José de Alencar, Til.)
 
moquirão = mutirão (mobilização coletiva para auxílio mútuo, de caráter gratuito).
Considere os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto:
I. Em “alcançou o capanga um casal de velhinhos” (ref.1), o contexto permite identificar qual é o sujeito, mesmo este estando posposto.
II. O verbo sublinhado no trecho “que seguiam diante dele o mesmo caminho” (ref.2) poderia estar no singular sem prejuízo para a correção gramatical.
III. No trecho “que destinavam eles uns cinquenta milréis” (ref.3), pode-se apontar um uso informal do pronome pessoal reto “eles”, como na frase “Você tem visto eles por aí?” 
Está correto que se afirma em
a) I, apenas.                      
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II e III.                     

Veja outras questões semelhantes:

UFABC 2008 – Questão 51
Assinale a alternativa em que a redação dada à primeira fala de Calvin está de acordo com a norma culta. ...
FUVEST 2011 – Questão 15
A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. b) Um objeto eletrizado positivamente ganha elétrons ao ser aterrado. c) A carga elétrica de um corpo eletrizado é igual a um número inteiro multiplicado pela carga do elétron. d) O número de átomos existentes no universo é constante. e) As cargas elétricas do próton e do elétron são, em módulo, iguais.
Base dudow 2000 – Questão 43
Enquanto um misto de tragédia e pantomima se desenrola aos nossos olhos atônitos, escrevo esta coluna meio ressabiada: como estará o Brasil quando ela for publicada, isto é, em dois dias? Estamos no meio de um vendaval desconcertante: numa...
Base dudow 2000 – Questão 50
Na oração “Há em nosso povo duas constantes...”, temos: a) sujeito simples (nosso povo) b) sujeito simples (duas constantes) c) sujeito indeterminado d) sujeito oculto (ele) e) oração sem sujeito
FUVEST 2009 – Questão 77
Considere, no plano cartesiano Oxy, a circunferência C de equação (x – 2)2 + (y – 2)2 = 4 e sejam P e Q os pontos nos quais C tangencia os eixos Ox e Oy, respectivamente. Seja PQR o triângulo isósceles inscrito em C, de base PQ e com maior perímetro possível. Então, a área PQR e igual a) b) c) d) e)