FUVEST 2007 – Questão 8

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / O Outro Lado da Globalização
O mundo tem vivido inúmeros conflitos regionais de repercussão global, que por um lado, envolvem intervenções de tropas de diferentes países e, por outro lado resultam em discussões na ONU. Considere as seguintes afirmações:
I. Povos primitivos precisam ser tutelados pela diplomacia internacional ou reprimidos por forças de nações desenvolvidas para que conflitos locais ou regionais não perturbem o equilíbrio mundial.
II. Razões estratégicas, de localização geográfica, de orientação política ou de concentração de recursos naturais, fazem com que certas regiões ou países sejam alvo de interesses, preocupações e intervenção intervenção internacional.
III. Diferença étnica, cultural, político-religiosa com raízes históricas, têm resultado em preconceito, desrespeito e segregação, gerando tensões que repercutem em conflitos existentes entre diferentes nações.

O envolvimento global em conflitos regionais é, corretamente, explicado em:
a) I
b) II
c) I e III
d) II e III
e) I, II e III
Esta questão recebeu 3 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 59
A burca não é um símbolo religioso, é um símbolo da subjugação, da subjugação das mulheres. Quero dizer solenemente que não será bem-recebida em nosso território. ...
FUVEST 2011 – Questão 16
Em um ponto fixo do espaço, o campo elétrico de uma radiação eletromagnética tem sempre a mesma direção e oscila no tempo, como mostra o gráfico abaixo, que representa sua projeção E nessa direção fixa; E é positivo ou negativo conforme...
FUVEST 2013 – Questão 65
Observe os gráficos. ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 90
Anamorfose é a transformação cartográfica espacial em que a forma dos objetos é distorcida, de forma a realçar o tema. A área das unidades espaciais às quais o tema se refere é alterada de forma proporcional ao respectivo valor. GASPAR, A. J.Dicionário de ciências cartográficas. Lisboa: Lidel, 2004. A técnica descrita foi aplicada na seguinte forma de representação do espaço: a) b) c) d) e)
FUVEST 2008 – Questão 12
Um recipiente, contendo determinado volume de um líquido, é pesado em uma balança (situação 1). Para testes de qualidade, duas esferas de mesmo diâmetro e densidades diferentes, sustentadas por fios, são sucessivamente colocadas no líquido da...