FUVEST 2007 – Questão 72

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo
   Já a tarde caía quando recolhemos muito lentamente. E toda essa adorável paz do céu, realmente celestial, e dos campos, onde cada folhinha conservava uma quietação contemplativa, na luz docemente desmaiada, pousando sobre as coisas com um liso e leve afago, penetrava tão profundamente Jacinto, que eu o senti, no silêncio em que caíramos, suspirar de puro alívio.
   Depois, muito gravemente:
   — Tu dizes que na Natureza não há pensamento...
   — Outra vez! Olha que maçada! Eu...
  — Mas é por estar nela suprimido o pensamento que lhe está poupado o sofrimento! Nós, desgraçados, não podemos suprimir o pensamento, mas certamente o podemos disciplinar e impedir que ele se estonteie e se esfalfe, como na fornalha das cidades, ideando gozos que nunca se realizam, aspirando a certezas que nunca se atingem!... E é o que aconselham estas colinas e estas árvores à nossa alma, que vela e se agita que viva na paz de um sonho vago e nada apeteça, nada tema, contra nada se insurja, e deixe o mundo rolar, não esperando dele senão um rumor de harmonia, que a embale e lhe favoreça o dormir dentro da mão de Deus. Hem, não te parece, Zé Fernandes?
  — Talvez. Mas é necessário então viver num mosteiro, com o temperamento de S. Bruno, ou ter cento e quarenta contos de renda e o desplante de certos Jacintos... 
Eça de Queirós, A cidade e as serras. 
 I. Assim como Jacinto, de A cidade e as serras, passa por uma verdadeira “ressurreição” ao mergulhar na vida rural, também Augusto Matraga, de Sagarana, experimenta um “ressurgimento” associado a uma renovação da natureza.
II. Também Fabiano, de Vidas secas, em geral pouco falante, experimenta uma transformação ligada à natureza: a chegada das chuvas e a possibilidade de renovação da vida tornam-no loquaz e desejoso de expressar-se.
III. Já Iracema, quando debilitada pelo afastamento de Martim, não encontra na natureza forças capazes de salvar-lhe a vida.
Está correto o que se afirma em
a) I, somente.
b) II, somente.
c) I e III, somente.
d) II e III, somente.
e) I, II e III.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2018 – Questão 31
Maria quer comprar uma TV que está sendo vendida por R$ 1.500,00 à vista ou em 3 parcelas mensais sem juros de R$ 500,00. O dinheiro que Maria reservou para essa compra não é suficiente para pagar à vista, mas descobriu que o banco oferece uma...
FUVEST 2014 – Questão 75
A tirinha tematiza questões de gênero (masculino e feminino), com base na oposição entre a) permanência e transitoriedade. b) sinceridade e hipocrisia. c) complacência e intolerância. d) compromisso e omissão. e) ousadia e recato.
FUVEST 2007 – Questão 26
O isótopo radioativo Cu-64 sofre decaimento, conforme representado: C2964u → Z3064n + β-10 A partir de amostra de 20,0 mg de Cu-64, observa-se que, após 39 horas, formaram-se 17,5 mg de Zn-64. Sendo assim, o tempo necessário para que metade da massa inicial de Cu-64 sofra decaimento ß é cerca de a) 6 horas. b) 13 horas. c) 19 horas. d) 26 horas. e) 52 horas.
FUVEST 2009 – Questão 86
O que consome mais energia ao longo de um mês, uma residência ou um carro? Suponha que o consumo mensal de energia elétrica residencial de uma família, ER, seja 300 kWh (300 quilowatts . hora) e que, nesse período, o carro da família tenha consumido uma energia EC, fornecida por 180 litros de gasolina. Assim, a razão EC/ER será, aproximadamente, Dado: Calor de combustão da gasolina ≅ 30 000 kJ/litro 1kJ = 1 000 J a) 1/6 b) 1/2 c) 1 d) 3 e) 5
FUVEST 2014 – Questão 8
Analise o gráfico abaixo: ...