FGV 2018 – Questão 30

Linguagens / Literatura
O sentido profundo desse livro está ligado ao fato de ele não se enquadrar em nenhuma das racionalizações ideológicas reinantes na literatura brasileira de então: indianismo, nacionalismo, grandeza do sofrimento, redenção pela dor, pompa do estilo etc. Na sua estrutura mais íntima e na sua visão latente das coisas, esse livro exprime a vasta acomodação geral que dissolve os extremos, tira o significado da lei e da ordem, manifesta a penetração recíproca dos grupos, das ideias, das atitudes mais díspares, criando uma espécie de terra de ninguém moral, onde a transgressão é apenas um matiz na gama que vem da norma e vai ao crime.
Antonio Candido. Adaptado.
Levando-se em conta as relações de sentido estabelecidas no texto, verifica-se, por exemplo, uma relação do tipo todo/parte, respectivamente, entre as expressões “racionalizações ideológicas” e “nacionalismo”.
Considere as seguintes afirmações sobre a relação de sentido entre as expressões destacadas do texto:
I – Ocorre semelhança de ideias entre as expressões “vasta acomodação geral” e “espécie de terra de ninguém moral”.
II – Ocorre oposição de ideias entre as expressões “dissolve os extremos” e “vem da norma e vai ao crime”.
III – Ocorre relação parte/todo, respectivamente, entre as palavras “matiz” e “gama”.
Está correto apenas o que se afirma em
a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) III.
e) II.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 29
No contexto do excerto, o locutor virtualmente polemiza com uma premissa ideológica do Naturalismo, ao postular que ...
FUVEST 2015 – Questão 35
O efeito expressivo do texto – bem como seu pertencimento ao Naturalismo em literatura – baseiam-se amplamente no procedimento de explorar de modo intensivo aspectos biológicos da natureza. Entre esses procedimentos empregados no texto, só NÃO...
FGV Economia 2011 – Questão 123
Leia os textos. ...
Base dudow 2000 – Questão 55
O personagem Policarpo Quaresma da Obra “Triste fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto é: a) venal, sempre disposto a se vender a qualquer aceno; b) quixotesco, buscando soluções ideais e abstratas para problemas concretos; c) desiludido, mantendo-se indiferente a todos os acontecimentos a sua volta; d) psicótico, levando ao extremo soluções sangrentas para qualquer problema; preocupado apenas com seus livros, suas músicas e suas danças; e) apático.
Base dudow 2000 – Questão 45
Leia e responda: ...