FGV 2018 – Questão 30

Linguagens / Literatura
O sentido profundo desse livro está ligado ao fato de ele não se enquadrar em nenhuma das racionalizações ideológicas reinantes na literatura brasileira de então: indianismo, nacionalismo, grandeza do sofrimento, redenção pela dor, pompa do estilo etc. Na sua estrutura mais íntima e na sua visão latente das coisas, esse livro exprime a vasta acomodação geral que dissolve os extremos, tira o significado da lei e da ordem, manifesta a penetração recíproca dos grupos, das ideias, das atitudes mais díspares, criando uma espécie de terra de ninguém moral, onde a transgressão é apenas um matiz na gama que vem da norma e vai ao crime.
Antonio Candido. Adaptado.
Levando-se em conta as relações de sentido estabelecidas no texto, verifica-se, por exemplo, uma relação do tipo todo/parte, respectivamente, entre as expressões “racionalizações ideológicas” e “nacionalismo”.
Considere as seguintes afirmações sobre a relação de sentido entre as expressões destacadas do texto:
I – Ocorre semelhança de ideias entre as expressões “vasta acomodação geral” e “espécie de terra de ninguém moral”.
II – Ocorre oposição de ideias entre as expressões “dissolve os extremos” e “vem da norma e vai ao crime”.
III – Ocorre relação parte/todo, respectivamente, entre as palavras “matiz” e “gama”.
Está correto apenas o que se afirma em
a) II e III.
b) I e II.
c) I e III.
d) III.
e) II.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2002 – Questão 1
Miguilim ...
FGV 2017 – Questão 36
According to the information in the article, encyclopedic museums ...
FGV Economia 2011 – Questão 127
Analise a tira. ...
ENEM Linguagens e Humanas 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 27
KIM, L. Cry me a river. Instalação com camisas de força, pia, baldes, torneira, espelho, lâmpada, 2001.CANTON, K. As nuances da cidade. Bravo!, n. 54, mar. 2002. ...
FGV Economia 2011 – Questão 79
No trecho do segundo parágrafo – The figures represent a 33.6 percent fall in poverty rate and an almost 50 percent drop in extreme poverty rate. – a palavra figures refere-se a) a figuras do estudo do IPEA. b) às datas entre 1955 e 2008. c) a 12,8 e 12,1 milhões de brasileiros. d) às taxas de 33,6% e 50%. e) a gráficos de redução de pobreza e de extrema pobreza até 2016.