FGV Economia 2011 – Questão 127

Linguagens / Português / Funções Sintáticas - Geral / Combinação de funções sintáticas
Analise a tira.
Elas já querem mais festa
(Luis Fernando Veríssimo. As cobras do Veríssimo, 23.02.2007. Adaptado.)
 
Observe a função sintática da expressão “o carnaval”, no primeiro quadrinho, e de “adiamentos”, no segundo. As palavras grifadas desempenham essas mesmas funções sintáticas, respectivamente, em:
a) Não temos mais desculpas. / Quando é a Páscoa?
b) Vamos enfrentar a realidade. / Não temos mais desculpas.
c) Vamos festejar a Páscoa. / Basta de preocupações.
d) Chega de reclamações. / Quando é o Carnaval?
e) Aproxima-se o Natal. / Basta de reclamações.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 11
Em uma peça publicitária veiculada em jornais impressos, pode-se ler o seguinte: Se a prática leva à perfeição, então imagine o sabor de pratos elaborados bilhões e bilhões de vezes. Acerca da primeira oração do trecho, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à segunda oração, ela expressa uma circunstância de: a) comparação. b) condição. c) conformidade. d) consequência. e) proporção.
Base dudow 2000 – Questão 62
CAPÍTULO CII - DE CASADA ...
ENEM 2ed. Ling (91-135) e Mat (136-180) 2010 – Questão 124
O “politicamente correto” tem seus exageros, como chamar baixinho de “verticalmente prejudicado”, mas, no fundo, vem de uma louvável preocupação em não ofender os diferentes. É muito mais gentil chamar estrabismo de “idiossincrasia...
FGV Economia 2010 – Questão 122
O uso constante de drogas psicotrópicas, como o álcool, pode fazer com que seus usuários desenvolvam certa tolerância à droga, de tal modo que passam a ser necessárias doses cada vez maiores para que o efeito seja obtido. Nesses casos, é...
Base dudow 2000 – Questão 26
Assinale a alternativa que está de acordo com a norma culta. a) Visei a um passaporte e fui viajar. b) Aspirei ao perfume e achei-o gostoso. c) Perdoo aos teus erros, pois acho-os bem humanos. d) Ensino a vocês as regras do bem viver. e) Eu lhe vi e você não me viu.