FGV 2013 – Questão 28

Linguagens / Literatura
Em relação a Macunaíma, de Mário de Andrade – obra central do Modernismo e da literatura brasileira – só NÃO é correto afirmar que
a) se trata de livro bastante autoral, ao mesmo tempo que constituído pelo agenciamento de materiais heteróclitos.
b) sua personagem principal deriva de um mito indígena, colhido pelo autor na obra de um pesquisador estrangeiro.
c) comporta a narrativa da busca de um objeto mágico, no que se assemelha, entre outras, a certas narrativas medievais de mesmo teor.
d) a crítica à preguiça do herói é proporcional ao apreço do autor pelo trabalho firme e produtivo.
e) conjuga, em sua composição, um tom solene, de lenda, o registro satírico e procedimentos paródicos.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2011 – Questão 44
In the middle of paragraph 3, the phrase “That’s not how it feels…” most likely refers to which of the following? ...
FGV Economia 2010 – Questão 70
A questão está relacionada à forma de relevo e ao mapa do estado de São Paulo. (Dirce M.A.Suertegaray. Terra: feições ilustradas, 2003) A forma de relevo é encontrada no estado de São Paulo, na área indicada no mapa, pela letra a) A. b) B. c) C. d) D. e) E.
FGV 2019 – Questão 129
(https://www.otempo.com br/charges) ...
FGV Economia 2010 – Questão 68
As ferrovias já tiveram grande importância no Brasil na primeira metade do século XX. Atualmente, as ferrovias a) foram eletrificadas em virtude dos investimentos realizados após a privatização b) começam a concorrer com as rodovias, em termos de preço de frete. c) foram descentralizadas, o que significou a perda da primazia paulista. d) têm gradativamente aumentado sua participação na matriz de transportes. e) são o principal tipo de transporte dos corredores de exportação.
FGV 2014 – Questão 51
De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. ...