FGV Economia 2009 – Questão 69

Ciências Humanas / Geografia / Problemas socioeconômicos mundiais / Saúde Pública
Considere o mapa a seguir:
 
A CRISE ALIMENTAR EM 2008
(FAO)
 
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas do mundo atual permitem afirmar que
a) a redução dos estoques disponíveis de terras aráveis, em várias partes do mundo, tem sido responsabilizada pela atual crise alimentar.
b) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez.
c) a existência de minifúndios improdutivos aliada à proliferação de conflitos nos países produtores de alimentos são as principais causas da fome aguda no mundo.
d) a forte expansão das áreas de cultivos destinados à produção de biocombustíveis, sobretudo na África, é apontada como causa da crise de fome.
e) o aumento da demanda de alimentos em alguns países e o encarecimento dos transportes pelo elevado preço do petróleo estão entre os fatores responsáveis pela fome.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Humanas e Natureza 2014 – Questão 15
Os dois principais rios que alimentavam o Mar de Aral, Amurdarya e Sydarya, mantiveram o nível e o volume do mar por muitos séculos. Entretanto, o projeto de estabelecer e expandir a produção de algodão irrigado aumentou a dependência de...
FGV Economia 2010 – Questão 119
A diferença de potencial (ddp) para a reação global que representa o fenômeno do escurecimento dos objetos de prata tem valor igual a a) – 2,61 V. b) – 1,92 V. c) + 0,54 V. d) + 1,92 V. e) + 2,61 V.
Base dudow 2000 – Questão 52
A Europa possui poucos rios. A maior parte deles possui pequeno curso e são pouco volumosos, se comparados aos das áreas tropicais úmidas. Um dos rios mais importantes do continente nasce nos Alpes Suíços e deságua no Mar do Norte, depois de...
FGV Economia 2009 – Questão 57
Leia os textos: ...
UNESP (julho) 2007 – Questão 25
Observe o perfil topográfico, que representa um corte transversal de SSE-NNW do Estado de São Paulo. ...