FGV Economia 2009 – Questão 69

Ciências Humanas / Geografia / Problemas socioeconômicos mundiais / Saúde Pública
Considere o mapa a seguir:
 
A CRISE ALIMENTAR EM 2008
(FAO)
 
A leitura do mapa e os conhecimentos sobre as condições socioeconômicas do mundo atual permitem afirmar que
a) a redução dos estoques disponíveis de terras aráveis, em várias partes do mundo, tem sido responsabilizada pela atual crise alimentar.
b) a sensível diminuição da pobreza crônica, na Ásia e na África, aumentou a demanda por alimentos e, por isso, a escassez.
c) a existência de minifúndios improdutivos aliada à proliferação de conflitos nos países produtores de alimentos são as principais causas da fome aguda no mundo.
d) a forte expansão das áreas de cultivos destinados à produção de biocombustíveis, sobretudo na África, é apontada como causa da crise de fome.
e) o aumento da demanda de alimentos em alguns países e o encarecimento dos transportes pelo elevado preço do petróleo estão entre os fatores responsáveis pela fome.

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2006 – Questão 54
Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab’Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais)....
FGV Economia 2009 – Questão 96
A fim de se manter o reservatório das caixas d’água sempre com volume máximo, um mecanismo hidráulico conhecido como boia emprega o princípio de Arquimedes. Uma boia pode ser resumida nas seguintes partes: flutuador (A), alavanca em “L”...
FGV Economia 2010 – Questão 3
Em um quadrado mágico, como o indicado na figura, a soma dos números em cada linha, em cada coluna e em cada diagonal assume o mesmo valor. A 24 B 18 C D 25 E 21 Se as letras A, B, C, D e E representam números, então D + E é igual a: a) 43. b) 44. c) 45. d) 46. e) 47.
FGV Economia 2010 – Questão 112
Uma solução aquosa de ácido cianídrico, HCN, a 25°C tem pH = 5. Sabendo-se que a constante de ionização desse ácido, a 25°C, é 5 x 10–10, então essa solução tem concentração de HCN, em g/L, igual a: a) 2,7. b) 5,4. c) 8,1. d) 10,8. e) 13,5.
FGV Economia 2010 – Questão 101
Veja esse quadro. Nele, o artista mostra os efeitos dos golpes intermitentes do vento sobre um trigal. Admitindo que a distância entre as duas árvores seja de 120 m e, supondo que a frequência dos golpes de ar e consequentemente do trigo balançando seja de 0,50 Hz, a velocidade do vento na ocasião retratada pela pintura é, em m/s, a) 2,0 b) 3,0 c) 5,0 d) 12 e) 15