FGV Economia 2009 – Questão 42

Linguagens / Português EF / Semântica / Leitura e interpretação de texto
Na revista Veja de 06.08.2008, a propaganda de determinada montadora de veículos apresentava os modelos espalhados pela página e, no alto, à direita, a seguinte frase:
sair Quando você da rotina vai?
FUJA DO PADRÃO.

Analise as afirmações.
I. A frase — sair Quando você da rotina vai? — não possui elementos que remetam aos aspectos formais da língua portuguesa, daí a sua ininteligibilidade.
II. Do ponto de vista comercial, fugir do padrão significa adquirir um veículo da montadora. Lingüisticamente, fugir do padrão manifesta-se como uma frase que não atende aos padrões de organização sintática da língua portuguesa.
III. A frase — sair Quando você da rotina vai? — está dentro da construção formal da frase em língua portuguesa.

Está correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) III.
d) I e II.
e) II e III.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 7
Assinale a letra correspondente à alternativa que completa adequadamente as lacunas dos períodos a seguir: Posso informar _____ irmãos de Paula ____ esses resultados não querem aludir ____ enfermidade da mãe? a) os - de que - à b) os - que - à c) aos - que - a d) aos - de que – a e) os - que – a
FATEC 2008 – Questão 45
Observe que a oração em destaque neste período exerce a função de objeto direto: ...
FGV Economia 2011 – Questão 40
A malária é endêmica em algumas regiões brasileiras, como a Amazônica, e provoca grandes problemas econômicos e sociais. O micro-organismo e o vetor dessa moléstia são, respectivamente, um ...
Base dudow 2000 – Questão 57
Assinale a frase em que o acento indicativo de crase foi mal empregado: a) Chegou à uma hora, pontualmente. b) Os pescadores pegaram o peixe à unha. c) Saída de veículos à 200 metros. d) Sua simpatia pelo governo cubano levou-o a vestir-se à Fidel. e) O horário estabelecido para visitas era das 14 às 16 horas.
Base dudow 2000 – Questão 48
Em qual das alternativas não há a necessária correlação temporal das formas verbais? ...