FGV Economia 2009 – Questão 134

Ciências da Natureza / Biologia / Microbiologia / Vírus
 CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RUBÉOLA COMEÇA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SÃO O PRINCIPAL FOCO.
(Folha de S. Paulo, 09.08.2008)
Na campanha promovida pelo Ministério da Saúde, embora homens e mulheres tenham sido chamados à vacinação, a ênfase foi para a vacinação dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A rubéola, nos adultos, geralmente não é grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas ver melhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias.
II. Quando a rubéola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformações ou a surdez do bebê.
III. As  mulheres são obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pré-natal, e por isso correm menor risco de contrair a rubéola, o que justifica não terem sido o principal foco da campanha de vacinação.
IV. A vacinação dos homens não é regular, e embora a rubéola não traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinação.
Pode-se dizer que estão corretas as afirmações
a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I, II, III e IV.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Economia 2009 – Questão 50
(...) a religião desempenhava papel central nas relações entre o Estado e a sociedade. A guerra era sagrada, pois através dela se obtinham escravos para o sacrifício humano, elemento central na ligação entre a comunidade e o Estado. ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Após várias aulas teóricas de zoologia, o professor propõe a seguinte prática, muito comum em diversos colégios: no laboratório, são distribuídos vários animais (alguns vivos, outros conservados) nas equipes ou bancadas e é solicitado aos...
UFSCar - Bio, Fís e Geo 2005 – Questão 6
Células eucarióticas diploides em interfase foram colocadas para se dividir em um tubo de ensaio contendo meio de cultura, no qual os nucleotídeos estavam marcados radiativamente. ...
FGV Economia 2009 – Questão 92
Analise os arranjos de unidades do Sistema Internacional. I. C =Ws II. C =WV III. C =T.m.A IV. C =N.sT.m Tem significado físico o contido em: a) I, apenas. b) IV, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.
Base dudow 2000 – Questão 38
O esquema a seguir representa uma cadeia, onde os indivíduos estão relacionados pela transferência de alimentos em perfeito equilíbrio no ecossistema: Assinale a opção que apresenta a sequência que poderia representar essa cadeia. a) Vegetais - grilos - louva-a-deus - rãs. b) Árvore - pulgões - joaninhas - aranhas. c) Capinzal - preás - pulgas - bactérias. d) Algas - crustáceos - peixes menores - peixes maiores. e) Capim - boi - carrapatos - pássaros.