FATEC 2017 – Questão 1

Linguagens / Português
Leia os textos.
 
Mais escolarizadas, mulheres ainda ganham menos e têm dificuldades de subir na carreira.
As mulheres brasileiras já engravidam menos na adolescência, estudam mais do que os homens e tiveram aumento maior na renda média mensal, segundo mostram as Estatísticas de Gênero do IBGE, retiradas da base de dados do Censo de 2010, mas elas ainda ganham salários menores e têm dificuldades em ascender na carreira.
<http://tinyurl.com/gnbsmbs>.
Acesso em: 29.08.2016.Adaptado.
 
Homens recebem salários 30% maiores do que as mulheres no Brasil.
O Brasil apresenta um grande nível de disparidade salarial. No país, os homens ganham aproximadamente 30% a mais do que as mulheres de mesma idade e de mesmo nível de instrução que eles.
<http://tinyurl.com/zuzfenl>.
Acesso em: 29.08.2016. Adaptado.
 
Dentre os motivos que explicam essa disparidade, podemos destacar corretamente
a) a recente incorporação das mulheres no mercado de trabalho, legalizada a partir da Constituição Federal de 1967.
b) a grande participação das mulheres na indústria da construção civil, causando grande concorrência entre elas e reduzindo o salário das trabalhadoras.
c) o papel dos sindicatos, que colocam a luta das mulheres trabalhadoras em segundo plano, seguindo o que está escrito na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
d) o entendimento, por parte de alguns gestores empresariais, de que as mulheres se ausentam mais do trabalho, pois o cuidado com a família ainda é visto como função feminina.
e) a cultura matriarcal, que valoriza mais o trabalho da mulher, e a questão reprodutiva, em que empregadores obtêm ganhos produtivos quando as funcionárias saem de licença.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2003 – Questão 48
Considere as afirmações abaixo sobre a poesia de João Cabral de Melo Neto. ...
FMABC 2021 – Questão 8
Em “– Não foi por nada, respondeu Capitu, depois de alguma hesitação... Para que bulirnisso?” (2o parágrafo), o termo sublinhado está empregado na acepção de ...
UFPR 2010 – Questão 59
Tem muita gente boa aplaudindo Barack Obama porque ele proibiu a prática de torturas contra presos. O suplício mais conhecido era a simulação de afogamento. Um pedaço dessa mesma plateia emocionou-se com a valentia do Capitão Nascimento no...
FATEC 1998 – Questão 10
Um pianista está tocando seu piano na borda de uma piscina. Para testar o piano ele toca várias vezes uma nota musical de frequência 440Hz. Uma pessoa que o escutava fora da piscina mergulha na água. ...
FATEC 2001 – Questão 14
A regionalização do planeta apoiada em classificações horizontais ou temporais ficou relativamente obsoleta. Outros arranjos espaciais estão sendo preparados para uma inserção mais competitiva na ordem global. ...