FATEC 2016 – Questão 51

Linguagens / Literatura
Leia o trecho do texto Queda que as mulheres têm para os tolos, de Machado de Assis, para responder a questão.
 
O homem de espírito é o menos hábil para escrever a uma mulher.
Quando se arrisca a escrever uma carta, sente dificuldades incríveis. Desprezando o vasconço da galanteria, não sabe como se há de fazer entender. Quer ser reservado e parece frio; quer dizer o que espera e indica receio; confessa que nada tem para agradar, e é apanhado pela palavra. Comete o crime de não ser comum ou vulgar. As suas cartas saem do coração e não da cabeça; têm o estilo simples, claro e límpido, contendo apenas alguns detalhes tocantes. Mas é exatamente o que faz com que elas não sejam lidas, nem compreendidas. São cartas decentes, quando as pedem estúpidas.
O tolo é fortíssimo em correspondência amorosa, e tem consciência disso. Longe de recuar diante da remessa de uma carta, é muitas vezes por aí que ele começa. Tem uma coleção de cartas prontas para todos os graus de paixão. Alega nelas em linguagem brusca o ardor de sua chama; a cada palavra repete: meu anjo, eu vos adoro. As suas fórmulas são enfáticas e chatas; nada que indique uma personalidade. Não faz suspeitar excentricidade ou poesia; é quanto basta; é medíocre e ridículo, tanto melhor. Efetivamente o estranho que ler as suas missivas nada tem a dizer; na mocidade o pai da menina escrevia assim; a própria menina não esperava outra coisa. Todos estão satisfeitos, até os amigos. Que querem mais?
<http://tinyurl.com/js7dblq>
Acesso em: 02.02.2016.
O Professor Alfredo Bosi argumenta que “O que se tem até hoje como consenso é a qualificação da perspectiva de Machado de Assis por meio de epítetos negativos: cética, relativista, irônica, sarcástica, pessimista, de moníaca. Os leitores sensíveis compensam a negatividade da impressão geral com atributos de atenuação que, afinal, sem pre remetem ao fundo escuro: estilo diplomático, contido, medido, civilizado, mediador. Um olhar que “mor de e assopra”.
<http://tinyurl.com/zvasqko> Acesso em: 09.03.2016. Adaptado.
Glossário
epíteto: qualificação
cético: aquele que duvida.
sarcástico: aquele que utiliza ironia cruel.
 
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o texto de Machado de Assis e o de Alfredo Bosi.
a) O texto de Machado de Assis apresenta uma visão demoníaca, pois descreve a infidelidade do homem de espírito.
b) A verve irônica apontada por Bosi não é notada no texto de Machado, que apresenta um tom exclusivamente romântico.
c) Bosi é cético em relação a Machado, pois ele duvida da qualidade literária do escritor fluminense.
d) O texto de Machado faz uso de sarcasmo e ironia para comparar o homem tolo e o de espírito.
e) O estilo de Bosi é mais diplomático que o de Machado, pois o primeiro tem maior repertório linguístico.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2015 – Questão 1
De acordo com a situação apresentada no cartum, o relógio do rapaz a) é o presente de aniversário que ele ganhou. b) é usado para assistir a diversos canais de TV. c) não é capaz de medir a temperatura corporal dele. d) é o presente de aniversário que ele dará para a mãe dele. e) é capaz de informá-lo sobre algumas de suas características corporais.
FUVEST 2019 – Questão 64
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos...
FATEC 2016 – Questão 27
A respeito das tarefas que as máquinas podem desempenhar, e de acordo com o que é mencionado diretamente no segundo parágrafo, pode-se afirmar corretamente que ...
FATEC 2005 – Questão 20
O polinômio p = admite a) três raízes reais. b) uma raiz de multiplicidade 2. c) nenhuma raiz real. d) uma única raiz real. e) uma raiz de multiplicidade 3.
FUVEST 2014 – Questão 90
Segundo o crítico e historiador da literatura Antonio Candido de Mello e Souza, justamente na década que presumivelmente corresponde ao período de elaboração do livro a que pertence o poema, o modo de se conceber o Brasil havia sofrido...