FATEC 2013 – Questão 3

Linguagens / Português
Como fazíamos sem água tratada? Essencial para os seres vivos, a água é ao mesmo tempo responsável pela transmissão de muitas doenças, algumas até fatais. Cientes desse paradoxo, os habitantes do antigo Egito desenvolveram princípios básicos que foram usados durante séculos por vários povos para deixar a água pura. O principal deles era a fervura, ainda hoje um jeito seguro para, garantir a potabilidade da água. Os líderes recomendavam que o líquido fosse fervido sobre o fogo, esquentado sob o solou aquecido com um pedaço de ferro em brasa mergulhado dentro de um recipiente com água.
Em Roma, no século I a.c., o arquiteto Marcus Vitruvius Pollio levantou questões sobre a distribuição da água: sendo uma bebida vital, era preciso levá-Ia limpa às casas abastadas e às fontes públicas, onde os mais pobres se abasteciam. Vitruvius também se preocupou com a qualidade dos canos, estabelecendo que eles deveriam ser de cerâmica, em vez de chumbo, para diminuir o risco de a água ser contaminada por metais pesados.
O primeiro tratamento de água em massa foi realizado em Londres, a partir de 1829. A atenção à pureza foi redobrada quando se confirmou, no meio do século XIX, que a água transmitia a cólera. O tratamento tornou-se obrigatório em muitas cidades, e uma das técnicas mais comuns passou a ser a cloração para deixar a água pronta para consumo. Atualmente, a água da torneira, além de matar a sede, ganhou também a função de prevenir as cáries devido ao acréscimo de flúor.
(Daniel Cardoso, revista Aventuras na História, editora Abril, março de 2011. Adaptado) 
De acordo com as informações contidas no texto, é correto afirmar que
a) as cidades romanas usavam canos de distribuição feitos de cerâmica, porque eles eram mais apropriados para preservar o cloro adicionado à água.
b) a fervura da água sob o sol era a prática mais utilizada pelos egípcios, devido à rapidez desse processo para dar potabilidade à água destinada ao consumo.
c) o arquiteto Vitruvius prestigiou a elite ao construir aquedutos que levavam água para as casas dos nobres romanos, enquanto os pobres deveriam retirá-la dos rios. d) os egípcios foram os primeiros a desenvolver métodos de fervura para tornar a água potável, pois precisavam de água de qualidade para manter férteis os campos agrícolas.
e) as pessoas, cientes de que a água pode disseminar enfermidades, estabeleceram práticas sanitárias, como o tratamento e a cloração, para tornar a água adequada ao consumo. 

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 25
Ao ligar dois termos de uma oração, a preposição pode expressar, entre outros aspectos, uma relação temporal, espacial ou nocional. Nos versos ...
FATEC 2017 – Questão 21
Assinale a alternativa que mostra a equação química balanceada que representa corretamente a dissolução do gás cloro em água. a) b) c) d) e)
FAMEMA 2020 – Questão 6
O objetivo do texto é a) analisar o impacto no aumento do ICMS para as políticas públicas educacionais. b) examinar práticas que visem à melhoria das condições de ensino do país. c) criticar a falta de políticas públicas em educação para atender os estados brasileiros. d) contestar os resultados de práticas educacionais chamadas de inovadoras no país. e) descrever as condições do ensino no Ceará, afetado pelas restrições de renda.
Base dudow 2000 – Questão 30
Marque a alternativa correta quanto ao emprego da crase: a) É árdua a tarefa à que te dedicas. b) Ofereceu prêmios à todos os concorrentes. c) Quando chegou a casa, atirou-se à chorar. d) Não respondeu a todas as questões, somente às que sabia. e) Seja útil a sociedade e à pátria.
Base dudow 2000 – Questão 15
“O desagradável da questão era vê-lo de mau humor depois da troca de turno. “ Na frase acima, as palavras destacadas comportam-se, respectivamente, como: a) substantivo, adjetivo, substantivo; b) adjetivo, advérbio, verbo; c) substantivo, adjetivo, verbo; d) substantivo, advérbio, substantivo; e) adjetivo, adjetivo, verbo.