UNESP 2015 – Questão 17

Linguagens / Português
Corrida – Prova 1 500 metros rasos
 
A prova dos 1 500 metros rasos, juntamente com a da milha (1 609 metros), característica dos países anglo-saxônicos, é considerada prova tática por excelência, sendo muito importante o conhecimento do ritmo e da fórmula a ser utilizada para vencer a prova. Os especialistas nessas distâncias são considerados completos homens de luta que, após um penoso esforço para resistir ao ataque dos adversários, recorrem a todas as suas energias restantes a fim de manter a posição de destaque conseguida durante a corrida, sem ceder ao constante assédio dos seus perseguidores.
[...] Para correr essa distância em um tempo aceitável, deve-se gastar o menor tempo possível no primeiro quarto da prova, devendo-se para tanto sair na frente dos adversários, sendo essencial o completo domínio das pernas, para em seguida normalizar o ritmo da corrida. No segundo quarto, deve-se diminuir o ritmo, a fim de trabalhar forte no restante da prova, sempre procurando dosar as energias, para não correr o risco de ser surpreendido por um adversário e ficar sem condições para a luta final.
Deve ser tomado cuidado para não se deixar enganar por algum adversário de condição inferior, que normalmente finge possuir energias que realmente não tem, com o intuito de minar o bom corredor, para que o companheiro da mesma equipe possa tirar proveito da situação e vencer a prova. Assim sendo, o corredor experiente saberá manter regularmente as suas passadas, sem deixar-se levar por esse tipo de artimanha. Conhecendo o estado de suas condições pessoais, o corredor saberá se é capaz de um sprint nos 200 metros finais, que é a distância ideal para quebrar a resistência de um adversário pouco experiente.
O corredor que possui resistência e velocidade pode conduzir a corrida segundo a sua conveniência, impondo os seus próprios meios de ação. Finalmente, ao ultrapassar um adversário, deve-se fazê-lo decidida e folgadamente, procurando sempre impressioná-lo com sua ação enérgica. Também deve-se procurar manter sempre uma boa descontração muscular durante o desenvolvimento da corrida, nunca levar a cabeça para trás e encurtar as passadas para finalizar a prova.
 
(http://treino-de-corrida.f1cf.com.br)
No terceiro parágrafo, descreve-se uma “artimanha” nessa prova:
a) simular falta de confiança em suas condições pessoais.
b) largar bem lentamente, para disparar no meio da prova.
c) manter regularmente as suas passadas, para não se cansar.
d) imprimir grande velocidade, para extenuar um forte oponente.
e) fingir que está perdendo terreno, para disparar no momento certo.

Veja outras questões semelhantes:

UNESP 2015 – Questão 17
Focalizando eventos do final do século XVI e início do século XVII português, a passagem procura destacar a) os abusos de poder da aristocracia governante. b) as sábias e justas decisões dos governantes. c) o desejo das pessoas de agradar os poderosos. d) a tranquilidade e a despreocupação da existência. e) a admiração indiscriminada dos súditos pelo poder real.
FUVEST 2012 – Questão 52
Tendo em vista o contexto, o modo verbal predominante no excerto e a razão desse uso são: a) indicativo; expressar verdades universais. b) imperativo; traduzir ordens ou exortações. c) subjuntivo; indicar vontade ou desejo. d) indicativo; relacionar ações habituais. e) subjuntivo; sugerir condições hipotéticas.
UFSJ CG Linguagens 2012 – Questão 4
Um recurso bastante utilizado para enfatizar a introdução das ideias no primeiro parágrafo do texto é a) a adjetivação pejorativa. b) a expansão anafórica. c) o uso de figuras de linguagem. d) o uso de asseveração.
UNESP 2020 – Questão 10
No soneto, o eu lírico expressa um sentimento de inadequação que, a seu turno, se faz presente na seguinte citação: ...
UNESP 2016 – Questão 48
É correto afirmar que a Rodada Doha, iniciada pela Organização Mundial do Comércio em 2001, constitui ...