FATEC 2006 – Questão 37

Ciências da Natureza / Biologia / Ação Gênica / Síntese de Proteínas
O metabolismo celular depende de uma série de reações químicas controladas por enzimas, isto é, proteínas que atuam como catalisadores e que podem sofrer mutações genéticas sendo modificadas ou eliminadas.
Assinale a alternativa correta, levando em conta os ácidos nucléicos, a ocorrência de mutações e as conseqüentes mudanças do ciclo de vida da célula.
a) O DNA é constituído por códons, que determinam a seqüência de bases do RNA mensageiro, necessária à formação dos anticódons, responsáveis pela produção das proteínas.
b) No caso de uma mutação acarretar a transformação de um códon em outro relacionado ao mesmo aminoácido, não haverá alteração na molécula protéica formada, nem no metabolismo celular.
c) A mutação altera a seqüência de aminoácidos do DNA, acarretando alterações na seqüência de bases do RNA mensageiro e, conseqüentemente, na produção das proteínas.
d) As mutações atuam diretamente sobre as proteínas, provocando a desnaturação dessas moléculas e, conseqüentemente, a inativação delas.
e) Quando algumas proteínas são alteradas por mutações, suas funções no metabolismo celular passam a ser realizadas pelos aminoácidos.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2012 – Questão 2
Além da fala e da escrita, podemos perceber o ambiente que nos cerca de várias maneiras diferentes: vendo, ouvindo, cheirando, apalpando e sentindo sabores. Ao processar essas informações, nossa mente as interpreta como sinais de perigo,...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 25
O astrônomo alemão Johannes Kepler estudou as leis que governam a passagem da luz em lentes ou em um sistema de lentes. Verificou que sistemas de lentes podem ser utilizados para a construção de dois tipos de lunetas: astronômica e terrestre....
FATEC (2ºsem) 2010 – Questão 41
A poluição do ar pode ser causada pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes, tais como, monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 19
No ciclo de vida de uma samambaia há duas fases, a) ambas multicelulares: o esporófito haplóide e o gametófito diplóide. b) ambas multicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. c) ambas unicelulares: o esporófito diplóide e o gametófito haplóide. d) o esporófito multicelular diplóide e o gametófito unicelular haplóide. e) o esporófito unicelular haplóide e o gametófito multicelular diplóide.
UNESP (julho) 2005 – Questão 19
Uma das mais importantes propriedades do sangue é sua capacidade de se coagular, o que evita a sua perda excessiva quando um vaso é lesado. Assim que o sangue começa a sair do vaso lesado, na região do corte, ...