FATEC 2000 – Questão 4

Ciências Humanas / História
Na verdade, o que Portugal queria para sua colônia americana é que fosse uma simples produtora e fornecedora dos gêneros úteis ao comércio metropolitano e que se pudessem vender com grandes lucros nos mercados europeus Este será o objetivo da política portuguesa até o fim da Era Colonial E tal objetivo ela o alcançaria plenamente, embora mantivesse o Brasil, para isto, sob um rigoroso regime de restrições econômicas e opressão administrativa, e abafasse a maior parte das possibilidades do pais.
Prado Júnior. C. - Histôria do Brasil

Pela leitura do texto, podemos concluir que:
a) apesar de o Brasil ser uma colônia de exploração, os princípios mercantilistas não foram aplicados aqui com rigor, o que possibilitou o desenvolvimento de atividades que visavam ao crescimento da Colônia.
b) mesmo tendo a Metrópole se afastado dos princípios econômicos do sistema colonial, os seus objetivos foram plenamente alcançados
c) apesar de a colonização atender aos princípios mercantilistas, estes, em grande parte, não foram respeitados, uma vez que a economia colonial se voltou mais para o comércio interno.
d)  a metrópole se interessava pelo desenvolvimento econômico da Colônia e. por isso, preocupava-se em incentivar toda atividade que explorasse os recursos que viessem a beneficiar a terra.
e) a montagem da empresa colonial obedecia aos princípios do mercantilismo e, nesse sentido. Lisboa preocupou-se em incentivar na Colônia as atividades complementares à economia metropolitana.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2012 – Questão 35
Atualmente, a maioria das pessoas tem substituído, em suas residências, lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes, visando a uma maior economia. Sabendo-se que a luminosidade da lâmpada fluorescente de 15W equivale à da lâmpada incandescente de 60W, o efeito da substituição de uma lâmpada incandescente que funcione em média 6 horas por dia por outra fluorescente será uma economia mensal, em kWh, de a) 4,5. b) 8,1. c) 10,2. d) 13,5. e) 15,0.
FATEC 2007 – Questão 18
“We will not arrest people at will as we are not oppressors,” (3° parágrafo). Nesse contexto, a conjunção “as” pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, por a) like. b) while. c) however. d) since. e) therefore.
FATEC 2014 – Questão 33
A pintura, a seguir, de Kazimir Malevich tem como título Retângulo preto, Triângulo azul e é um exemplo do abstracionismo geométrico do início do século XX, conhecido na Rússia como Suprematismo. ...
FATEC 2002 – Questão 12
Afirma-se sobre o conflito entre israelenses e palestinos: ...
FATEC 2005 – Questão 44
A frase – [...] mas o Ramsés, por mais que tente,não consegue se interessar pela doutrina kardecista– revela ...