FATEC (2ºsem) 2009 – Questão 32

Ciências Humanas / Geografia / Agropecuária / Conflitos
O campo brasileiro tem passado por intensas transformações e disputas econômico-sociais nas últimas décadas. Sobre esse tema, foram feitas as seguintes afirmações.
I. O trabalho assalariado convive ainda hoje com relações de trabalho familiares camponesas (posseiros e arrendatários) e relações de peonagem ou “escravidão branca”.
II. A reforma agrária, apesar de assegurada na Constituição Federal vigente, até hoje tem sido um processo lento e ainda com pequenos resultados efetivos no país.
III. As grandes propriedades, caracterizadas por relações assalariadas e melhor nível tecnológico, são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos da cesta básica nacional.
IV. A maior parte do crédito agropecuário, nos últimos 30 anos, se destinou a pequenos e médios camponeses, o que fez florescer a agropecuária tecnológica intensiva em várias regiões.
É correto afirmar o contido em
a) I, II, III e IV.                  
b) I, II e III, apenas.
c) I e II, apenas.                
d) I e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.
Esta questão recebeu 2 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 13
As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o...
FATEC (2ºsem) 2008 – Questão 3
“Meu Brasil!... ...
UNESP (julho) 2005 – Questão 51
Dia-a-dia os traficantes estão raptando nosso povo – crianças deste país, filhos de nobres e vassalos, até mesmo pessoas de nossa própria família. (...) Essa forma de corrupção e vício está tão difundida que nossa terra acha-se...
FATEC (2ºsem) 2011 – Questão 47
Os números colocados nos patamares da pirâmide seguem uma sequência lógica. O número que se deve colocar no topo dessa pirâmide é a) 768 b) 1068 c) 3072 d) 3840 e) 4831
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 5
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. ...