FAMERP 2016 – Questão 70

Linguagens / Literatura / Romantismo
Se eu morresse amanhã!
 
Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
 
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que manhã!
Eu perdera chorando essas coroas
Se eu morresse amanhã!
 
Que sol! que céu azul! que doce n’alva
Acorda a natureza mais louçã!
Não me batera tanto amor no peito,
Se eu morresse amanhã!
 
Mas essa dor da vida que devora
A ânsia de glória, o dolorido afã…
A dor no peito emudecera ao menos
Se eu morresse amanhã!
(Lira dos vinte anos, 2000.)
Uma característica do eu lírico do poema é
a) a religiosidade; a presença da família e a tematização da morte são elementos tipicamente religiosos.
b) a bondade; nem na hora de sua morte deixa de pensar nos outros e no que poderia fazer para construir com eles um forte sentimento de companheirismo.
c) a indiferença; no retrato que ele faz de sua morte, os sentimentos, bons ou ruins, estão ausentes.
d) o egocentrismo; ele imagina, ao mesmo tempo, pessoas e coisas gravitando a sua volta e o futuro glorioso que ele perderia com sua morte.
e) o machismo; a figura do homem é central no poema, cabendo às mulheres uma posição submissa e secundária

Veja outras questões semelhantes:

FAMERP 2022 – Questão 54
O fenômeno da condutividade elétrica de soluções foi explorado pelo químico Svante August Arrhenius em sua tese de doutorado de 1884, intitulada “Pesquisas sobre a Condutividade Galvânica”. Segundo Arrhenius, para que uma substância seja...
FAMERP 2020 – Questão 25
O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como a) superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira. b) vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica. c) resultado de forte avanço tecnológico. d) exemplo do eterno sofrimento das sociedades. e) afirmação de um controle de classe.
Base dudow 2000 – Questão 50
Por definição, um romance histórico é uma narrativa épica, em prosa, que exalta a ação heróica de um "santo-guerreiro", homem invencível e cristão, misturando elementos lendários, míticos, ou criados pela imaginação do autor, com cenários, fatos e personagens reais. Aponte qual dos romances abaixo pertence a este gênero. a) "Lendas e narrativas" b) "Amor de salvação" c) "As pupilas do senhor reitor" d) "Eurico, o Presbítero" e) "Os fidalgos da casa mourisca"
FAMERP 2021 – Questão 44
A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como...
FAMERP 2016 – Questão 74
The data for the study: a) included 133 people aged 20, 30 and 50 in the 1970s. b) added an online survey with lonely or depressed people. c) evaluated college students who were close friends. d) measured how close friends behaved after 20 and 30 years. e) took 30 years to be collected.