FAMEMA 2016 – Questão 3

Linguagens / Literatura
Leia o trecho do romance Senhora, de José de Alencar, para responder às questões.
Convencida de que todos os seus inúmeros apaixona dos, sem exceção de um, a pretendiam unicamente pela riqueza; Aurélia reagia contra essa afronta, aplicando a esses indivíduos o mesmo estalão.
Assim costumava ela indicar o merecimento relativo de
cada um dos pretendentes, dando-lhes certo valor monetário. Em linguagem financeira, Aurélia cotava os seus adoradores pelo preço que razoavelmente poderiam obter no mercado matrimonial.
Uma noite, no Cassino, a Lísia Soares, que se fazia íntima com ela, e desejava ardentemente vê-la casada, dirigiu -lhe um gracejo acerca do Alfredo Moreira, rapaz elegante que chegara recentemente da Europa:
− É um moço muito distinto, respondeu Aurélia sorrindo;
vale bem como noivo cem contos de réis; mas eu tenho dinheiro para pagar um marido de maior preço, Lísia; não me contento com esse.
Riam-se todos destes ditos de Aurélia, e os lançavam à conta de gracinhas de moça espirituosa; porém a maior parte das senhoras, sobretudo aquelas que tinham filhas moças, não cansavam de criticar desses modos desenvoltos, impróprios de meninas bem-educadas.
Os adoradores de Aurélia sabiam, pois ela não fazia mistério, do preço de sua cotação no rol da moça; e longe de se agastarem com a franqueza, divertiam-se com o jogo que muitas vezes resultava do ágio de suas ações naquela empresa nupcial.
(Senhora, 2013. Adaptado.)
 
A personagem Aurélia é descrita no trecho como
a) uma jovem deslumbrada com o poder que sua beleza produz sobre os rapazes com quem convivia.
b) uma pessoa que avalia a partir de critérios monetários os rapazes que se apresentam como postulantes a se casarem com ela.
c) alguém que esconde as intenções mais mesquinhas atrás de uma aparência sociável e generosa.
d) uma mulher admirada por todos por causa de seu senso prático, inclusive no que se refere às questões afetivas.
e) uma moça independente, que não abriria mão de seu trabalho por causa das atribuições no casamento.

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2001 – Questão 1
O uso reiterado das reticências na letra da canção denota o propósito de marcar, na escrita, a) as interrupções que ocorreram na breve e apressada conversa. b) a ausência de interesse das personagens em dialogar. c) a supressão de falas que poderiam parecer agressivas. d) a enumeração de acontecimentos que deram origem ao encontro. e) as omissões de fatos relevantes que as personagens decidem ocultar.
FAMEMA 2021 – Questão 24
A agricultura urbana tem crescido nos últimos anos. No entanto, essa prática gera preocupações quanto à qualidade dos alimentos. Uma medida capaz de promover maior confiabilidade a essa produção é ...
UFABC 2009 – Questão 27
Assinale a alternativa correta. ...
UNESP 2011 – Questão 7
Segundo o texto, o principal traço distintivo da Bossa Nova com relação ao samba-canção foi a) a influência do jazz. b) o afastamento do samba tradicional, batucado, quadrado. c) a exploração da positividade expressiva e um otimismo sem precedentes. d) a influência do tango e do bolero sofrida pela Bossa Nova. e) o caráter mais inovador e as virtudes rítmicas do samba-canção.
UFSM 2012 ps1 - todas menos Fil, H, G, Esp - resol. no final 2012 – Questão 26
A desarmonia e a contradição são características predominantes no Barroco. Observe os fragmentos poéticos de Gregório de Matos a seguir transcritos e verifique qual(quais) confirma(m) essas características. ...