ENEM PPL Linguagens e Humanas 2020 – Questão 8

Linguagens / Português
A verdade sobre o envelhecimento das populações
  Tem se tornado popular produzir grandes projeções de redução de prosperidade baseada no envelhecimento demográfico. Mas será que isso é realmente um problema?
  A média de idade nos Estados Unidos é atualmente de 36 anos. Na Etiópia, a média é de 18 anos. O país com maior número de idosos é a Alemanha, onde a média de idade é de 45 anos. Países em que a população mais jovem domina são mais pobres, e aqueles com a população dominante mais idosa são mais ricos. Então por que temer o envelhecimento da população?
   Existem pelo menos duas razões. A primeira é psicológica: em analogia ao envelhecimento das pessoas, sugere que, à medida que as populações envelhecem, tornam-se mais fracas e perdem acuidade mental. A segunda decorre dos economistas e de um indicador conhecido como razão de dependência, que pressupõe que todos os adultos com menos de 65 anos contribuem para a sociedade, e todos com mais de 65 anos são um peso. E a proporção de pessoas com mais de 65 anos tende a aumentar.
LUTZ, W. Azul Magazine, ago. 2017 (adaptado).

A articulação entre as informações do texto leva à compreensão de que ele propõe um(a)
a) levantamento das causas do envelhecimento das populações.
b) análise dos dados demográficos de diferentes países do mundo.
c) comparação entre a idade da população economicamente ativa no mundo.
d) questionamento sobre o impacto negativo do envelhecimento da população.
e) alerta aos economistas sobre as contribuições da população abaixo dos 65 anos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 10
A crítica contida na charge visa, principalmente, ao a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil. b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira. c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica. d) uso de slogan semelhante ao da campanha "O petróleo é nosso". e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.
UNESP 2014 – Questão 14
Segundo os autores, os pecados declarados no confessionário a) representam uma autorização para voltar a pecar. b) não tornam a ser cometido pelos crentes. c) deixam de ser pecados nas próximas vezes. d) não são tão graves que mereçam confissão. e) voltam a ser cometidos como sempre.
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 51
Foi no século XVIII, nas terras de uma fazenda, que surgiu a Vila Distinta e Real de Sobral. O desenvolvimento da localidade se deu por estar próxima ao Rio Acaraú, que ligava os estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. O tombamento de...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 112
Por onde houve colonização portuguesa, a música popular se desenvolveu basicamente com o mesmo instrumental. Podemos ver cavaquinho e violão atuarem juntos aqui, em Cabo Verde, em Jacarta, na Indonésia, ou em Goa. O caráter nostálgico,...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 9
Meu caro Sherlock Holmes, algo horrível aconteceu às três da manhã no Jardim Lauriston. Nosso homem que estava na vigia viu uma luz às duas da manhã saindo de uma casa vazia. Quando se aproximou, encontrou a porta aberta e, na sala da frente, o...