ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 90

Ciências Humanas / Geografia
Vimos que o homem sem lei é injusto e o respeitador da lei é justo; evidentemente todos os atos legítimos são, em certo sentido, atos justos, porque os atos prescritos pela arte do legislador são legítimos e cada um deles é justo. Ora, nas disposições que tomam sobre todos os assuntos, as leis têm em mira a vantagem comum, quer de todos, quer dos melhores ou daqueles que detêm o poder ou algo desse gênero; de modo que, em certo sentido, chamamos justos aqueles atos que tendem a produzir e a preservar, para a sociedade política, a felicidade e os elementos que a compõem.
ARISTÓTELES. A política. São Paulo:
Cia. das Letras, 2010 (adaptado).
 
De acordo com o texto de Aristóteles, o legislador deve agir conforme a
a) moral e a vida privada.
b) virtude e os interesses públicos.
c) utilidade e os critérios pragmáticos.
d) lógica e os princípios metafísicos.
e) razão e as verdades transcendentes.
Esta questão recebeu 241 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 17
Sobre o processo de urbanização brasileira, quanto as suas origens, características e efeitos, é possível afirmar de modo correto que: a) Transformou o Brasil em um país desenvolvido. b) Decorreu principalmente do êxodo rural. c) Homogeneizou as regiões brasileiras. d) Reduziu a mobilidade da população. e) Eliminou o analfabetismo no país.
Base dudow 2000 – Questão 41
O quadro apresenta: ...
UFSJ Geografia 2012 – Questão 47
Leia o texto abaixo. ...
UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 28
Na Conferência de Potsdam, em julho de 1945, "Churchill compreendeu de imediato, [que] a situação mudou totalmente após o anúncio da explosão de Alamagordo [a explosão da primeira bomba atômica pelos EUA]. O Japão podia ser esmagado...
ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 51
DAVID, J-L. A coroação de Napoleão (detalhe). Óleo sobre tela, 621 x 979 cm. Louvre, França, 1807. Disponível em: http://theweddingtiara.com. Acesso em: 8 abr. 2015. O gesto representado no quadro simboliza uma diferença entre o império napoleônico e a monarquia absolutista, por a) reduzir a autoridade do clero. b) instaurar a censura da imprensa. c) controlar a organização judiciária. d) suspender as pensões da nobreza. e) desrespeitar a propriedade privada.