ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 39

Linguagens / Português
Como a percepção do tempo muda de acordo com a língua
 
Línguas diferentes descrevem o tempo de maneiras distintas — e as palavras usadas para falar sobre ele moldam nossa percepção de sua passagem.
O estudo “Distorção temporal whorfiana: representando duração por meio da ampulheta da língua”, publicado no jornal da APA (Associação Americana de Psicologia), mostra que conceitos abstratos, como a percepção da duração do tempo, não são universais.
Os autores não só verificaram uma mudança da percepção temporal conforme a língua falada como observaram que a transição de uma língua para outra por um mesmo indivíduo modificava sua estimativa de uma duração de tempo. Isso implica que visões diferentes de tempo convivem no cérebro de um indivíduo bilíngue.
“O fato de que pessoas bilíngues transitam entre essas diferentes formas de estimar o tempo sem esforço e inconscientemente se encaixa nas evidências crescentes que demonstram a facilidade com que a linguagem se entremeia furtivamente em nossos sentidos mais básicos, incluindo nossas emoções, percepção visual e, agora, ao que parece, nossa sensação de tempo”, disse o pesquisador ao site Quartz.
LIMA, J. D. Disponível em: www.nexojornal.com.br.
Acesso em: 24 ago. 2017.

O texto relata experiências e resultados de um estudo que reconhece a importância
a) da compreensão do tempo pelo cérebro.
b) das pesquisas científicas sobre a cognição.
c) da teoria whorfiana para a área da linguagem.
d) das linguagens e seus usos na vida das pessoas.
e) do bilinguismo para o desenvolvimento intelectual.
Esta questão recebeu 281 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 103
Em junho de 1913, embarquei para a Europa a fim de me tratar num sanatório suíço. Escolhi o de Clavadel, perto de Davos-Platz, porque a respeito dele me falara João Luso, que ali passara um inverno com a senhora. Mais tarde vim a saber que antes...
UFSJ Português 2012 – Questão 4
No trecho do texto “[...] até tratamentos em clínicas estéticas passaram a fazer parte do orçamento dos mais de 32 milhões de brasileiros [...]”, o elemento coesivo destacado estabelece ideia de a) gradação, que finaliza os componentes de uma escala. b) proporção, que compara os constituintes de uma afirmação. c) concessão, que permite a junção de afirmações contrárias. d) autorização, que legitima certas ações positivas.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 8
O trabalho não era penoso: colar rótulos, meter vidros em caixas, etiquetá-las, selá-las, envolvé-las em papel celofane, branco, verde, azul, conforme o produto, separá-las em dúzias... Era fastidioso. Para passar mais rapidamente as oito...
UNESP 2011 – Questão 20
Quem me ver estar dançando. – Mas o negro lhe amarrou. Nos dois versos acima, do exemplo de estrofes de um bumba-meu-boi recolhidas por Sívio Romero, as formas ver e lhe caracterizam um uso popular. Se se tratasse de um discurso obediente à construção formal em Língua Portuguesa, tais formas seriam substituídas, respectivamente, por a) vir, o. b) vir, a. c) vesse, a. d) visse, te. e) vier, o.
Base dudow 2000 – Questão 11
Beber é mal, mas é muito bom. (FERNANDES, Millôr. "Mais! Folha de S. Paulo," 5 ago. 2001, p. 28.) A palavra "mal", no caso específico da frase de Millôr, é: a) adjetivo. b) substantivo. c) pronome. d) advérbio. e) preposição