ENEM PPL Linguagens e Humanas 2019 – Questão 39

Linguagens / Português
Como a percepção do tempo muda de acordo com a língua
 
Línguas diferentes descrevem o tempo de maneiras distintas — e as palavras usadas para falar sobre ele moldam nossa percepção de sua passagem.
O estudo “Distorção temporal whorfiana: representando duração por meio da ampulheta da língua”, publicado no jornal da APA (Associação Americana de Psicologia), mostra que conceitos abstratos, como a percepção da duração do tempo, não são universais.
Os autores não só verificaram uma mudança da percepção temporal conforme a língua falada como observaram que a transição de uma língua para outra por um mesmo indivíduo modificava sua estimativa de uma duração de tempo. Isso implica que visões diferentes de tempo convivem no cérebro de um indivíduo bilíngue.
“O fato de que pessoas bilíngues transitam entre essas diferentes formas de estimar o tempo sem esforço e inconscientemente se encaixa nas evidências crescentes que demonstram a facilidade com que a linguagem se entremeia furtivamente em nossos sentidos mais básicos, incluindo nossas emoções, percepção visual e, agora, ao que parece, nossa sensação de tempo”, disse o pesquisador ao site Quartz.
LIMA, J. D. Disponível em: www.nexojornal.com.br.
Acesso em: 24 ago. 2017.

O texto relata experiências e resultados de um estudo que reconhece a importância
a) da compreensão do tempo pelo cérebro.
b) das pesquisas científicas sobre a cognição.
c) da teoria whorfiana para a área da linguagem.
d) das linguagens e seus usos na vida das pessoas.
e) do bilinguismo para o desenvolvimento intelectual.
Esta questão recebeu 206 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 22
CONFORME DECLAREI, Madalena possuía um excelente coração. Descobri nela manifestações de ternura QUE ME SENSIBILIZARAM. E, COMO SABEM, não sou homem de sensibilidades. É certo QUE TENHO EXPERIMENTADO MUDANÇAS NESTES DOIS ÚLTIMOS ANOS. MAS...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 135
Compare os textos I e II a seguir, que tratam de aspectos ligados a variedades da língua portuguesa no mundo e no Brasil. ...
ENEM 2007 – Questão 29
Há cerca de dez anos, estimava-se que 11,2% da população brasileira poderiam ser considerados dependentes de álcool. Esse índice, dividido por gênero, apontava que 17,1% da população masculina e 5,7% da população feminina eram...
ENEM PPL 2ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 83
CHRISTOPHERSON. R. W. Gcossistcmas: uma introdução à geografia física. Porto Alegre: Bookman. 2012. A imagem ilustra a ação de um agente natural no planeta caracterizado por a) inversão sazonal de fluxos atmosféricos nas zonas temperadas. b) formação de baixa pressão na linha do Equador. c) expansão de brisas geladas em áreas ciclonais. d) movimentação constante de frentes frias para o Polo Sul. e) ascensão do ar aquecido nas regiões anticiclonais.
UNESP 2015 – Questão 18
Assinale a alternativa em que a forma de tratamento se enquadra na segunda pessoa do singular. a) “Pior é o vosso caso...” b) “mas não vos aflijais,” c) “A bênção de Deus te cubra, filha!” d) “Sabeis que mais?” e) “Mas ouvi o resto.”