ENEM PPL Humanas e Natureza 2009 – Questão 42

Ciências da Natureza / Física / Energia / Fontes de energia
A eficiência de um coletor solar depende de uma série de variáveis. Na tabela abaixo, são mostradas diferenças na radiação solar incidente em diferentes capitais brasileiras localizadas em ordem crescente da latitude.

Considerando os dados mostrados na tabela, na transformação da energia luminosa, observa-se que:
a)
 a radiação solar média coletada independe do tamanho da superfície de captação do coletor solar. 
b) a energia útil média, um índice a ser considerado na comparação com outras opções energéticas, decresce com o aumento da latitude. 
c) a diferença de radiação solar incidente nas capitais listadas, apesar de ser maior que 20%, deixa de ser determinante em algumas situações. 
d) as temperaturas alcançadas independem da temperatura inicial da água no processo de aquecimento da água por meio de coletores solares. 
e) Curitiba, entre as capitais citadas, é inadequada para a utilização de energia solar porque é a capital onde ocorrem as maiores perdas de energia térmica para o ambiente. 
 

Esta questão recebeu 157 comentários

Veja outras questões semelhantes:

UNIFESP s/port e inglês 2007 – Questão 82
O monóxido de nitrogênio é um dos poluentes atmosféricos lançados no ar pelos veículos com motores mal regulados. No cilindro de um motor de explosão interna de alta compressão, a temperatura durante a combustão do combustível com excesso...
UNIFESP 2005 – Questão 51
Uma esfera de massa 20g atinge uma parede rígida com velocidade de 4,0m/s e volta na mesma direção com velocidade de 3,0m/s. O impulso da força exercida pela parede sobre a esfera, em N.s, é, em módulo, de a) 0,020. b) 0,040. c) 0,10. d) 0,14. e) 0,70.
ENEM 2ed. Hum (1-45) e Nat (46-90) 2010 – Questão 32
A solução militar da crise política gerada pela sucessão do presidente Washington Luís em 1929-1930 provoca profunda ruptura institucional no país. Deposto o presidente, o governo Provisório (1930-1934) precisa administrar as diferenças entre...
FUVEST 2007 – Questão 10
Um passageiro, viajando de metrô, fez o registro de tempo entre duas estações e obteve os valores indicados na tabela. Supondo que a velocidade média entre duas estações consecutivas seja sempre a mesma e que o trem pare o mesmo tempo em qualquer estação da linha, de 15km de extensão, é possível estimar que um trem, desde a partida da Estação Bosque até a chegada à Estação Terminal, leva aproximadamente: a) 20min b) 25min c) 30min d) 35min e) 40min
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 124
O aproveitamento integral e racional das matérias-primas lignocelulósicas poderá revolucionar uma série de segmentos industriais, tais como o de combustíveis, mediante a produção de bioetanol de segunda geração. Este processo requer um...