ENEM Natureza e Matemática 2021 – Questão 147

Matemática
     A Cifra de César é um exemplo de um método de codificação de mensagens usado por Júlio César para se comunicar com seus generais.
      No método, cada letra era trocada por uma letra que aparecia no alfabeto um número fixo de casas adiante (ou atrás) de forma cícliica. A seguir temos um exemplo em que cada letra é substituída pela que vem três posições à frente.
Para quebrar um código como esse, a análise de frequências das letras de um texto é uma ferramenta importante. Uma análise do texto do romance O guarani, de José de Alencar, que é composto por 491 631 letras, gerou o seguinte gráfico de frequências:
Disponível em: www dominiopublico gov br Acesso em: 7 fev 2015.

Após codificar esse texto com a regra do exemplo fornecido, faz-se nova análise de frequência no texto codificado. As quatro letras mais frequentes, em ordem decrescente de frequência, do texto codificado são
a) A, E, O e S.
b) D, E, F e G.
c) D, H, R e V.
d) R, L, B e X.
e) X, B, L e P.
Esta questão recebeu 83 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Regular - Natureza e Matemática 2020 – Questão 136
Um administrador resolve estudar o lucro de sua empresa e, para isso, traça o gráfico da receita e do custo de produção de seus itens, em real, em função da quantidade de itens produzidos. O lucro é determinado pela diferença: Receita – Custo. O gráfico que representa o lucro dessa empresa, em função da quantidade de itens produzidos, é a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 52
A área total de um cone reto em que a altura é 3 m e o diâmetro da base é 8 m será de: a) 5 m². b) 16 m². c) 60 m². d) 36π m². e) π m².
ENEM Natureza e Matemática 2ª Aplicação - PPL 2018 – Questão 153
No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor...
FAMEMA 2016 – Questão 20
Uma lata de suco com o formato de um cilindro circular reto com 12 cm de altura e 3 cm de raio da base está completamente cheia, conforme mostra a figura 1. Parte desse suco será colocado em uma taça na forma de um cone circular reto com 9 cm de altura e raio da boca igual a 4 cm, conforme mostra a figura 2. Após encher completamente a taça, o suco restante dentro da lata terá uma altura aproximada de a) 6,0 cm. b) 6,6 cm. c) 6,8 cm. d) 6,4 cm. e) 6,2 cm.
ENEM 1ºAplicação - Natureza e Matemática 2022 – Questão 128
A fim de classificar as melhores rotas em um aplicativo de trânsito, um pesquisador propõe um modelo com base em circuitos elétricos. Nesse modelo, a corrente representa o número de carros que passam por um ponto da pista no intervalo de 1 s. A...