ENEM Linguagens e Matemática 2016 – Questão 130

Linguagens / Literatura
Lições de motim
 
DONA COTINHA – É claro! Só gosta de solidão quem nasceu pra ser solitário. Só o solitário gosta de solidão. Quem vive só e não gosta da solidão não é um solitário, é só um desacompanhado. (A reflexão escorrega lá profundo da alma.) Solidão é vocação, besta de quem pensa que é sina. Por isso, tem de ser valorizada. E não é qualquer um que pode ser solitário, não. Ah, mas não é mesmo! É preciso ter competência pra isso. (De súbito, pedagógica, volta-se para o homem.) É como poesia, sabe, moço? Tem de ser recitada em voz alta, que é pra gente sentir o gosto. (FAZ UMA PAUSA.) Você gosta de poesia? (O HOMEM TORNA A SE DEBATER. A VELHA INTERROMPE O DISCURSO E VOLTA A LHE DAR AS COSTAS, COMO SEMPRE, IMPASSÍVEL. O HOMEM, MAIS UMA VEZ, CANSADO, DESISTE.) Bem, como eu ia dizendo, pra viver bem com a solidão temos de ser proprietários dela e não inquilinos, me entende? Quem é inquilino da solidão não passa de um abandonado. É isso ai.
ZORZETFI, H. Lições de motim .
Goiânia: Kelps. 2010 (adaptado).
 
Nesse trecho, o que caracteriza Lições de motim como texto teatral?
a) O tom melancólico presente na cena.
b) As perguntas retóricas da personagem.
c) A interferência do narrador no desfecho da cena.
d) O uso de rubricas para construir a ação dramática.
e) As analogias sobre a solidão feitas pela personagem.
Esta questão recebeu 97 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2013 – Questão 139
O cometa Halley orbita o Sol numa trajetória elíptica periódica. Ele foi observado da Terra nos anos de 1836 e 1911. Sua última aparição foi em 1986 e sua próxima aparição será em 2061. Qual é o ano da segunda aparição do cometa anterior ao ano de 2012? a) 1836. b) 1862. c) 1911. d) 1937. e) 1986.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 123
A bem dizer, sou Ponciano de Azeredo Furtado, coronel de patente, do que tenho honra e faço alarde. Herdei do meu avô Simeão terras de muitas medidas, gado do mais gordo, pasto do mais fino. Leio no corrente da vista e até uns latins arranhei em...
ENEM 2ºAplicação - Linguagens e Matemática 2016 – Questão 117
Do amor à pátria ...
Base dudow 2000 – Questão 51
Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta. a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes. b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos. c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo. d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico. e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2012 – Questão 113
...