ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 123

Linguagens / Literatura
À garrafa
 
Contigo adquiro a astúcia
de conter e de conter-me.
Teu estreito gargalo
é uma lição de angústia.
 
Por translúcida pões
o dentro fora e o fora dentro
para que a forma se cumpra
e o espaço ressoe.
 
Até que, farta da constante
prisão da forma, saltes
da mão para o chão
e te estilhaces, suicida.
 
numa explosão
de diamantes.
PAES. J. P. Prosas seguidas do odes mínimos.
São Pauto: Cia. das Letras, 1992.
 
A reflexão acerca do fazer poético é um dos mais marcantes atributos da produção literária contemporânea, que, no poema de José Paulo Paes, se expressa por um(a)
a) reconhecimento, pelo eu lírico, de suas limitações no processo criativo, manifesto na expressão “Por translúcida pões”.
b) subserviência aos princípios do rigor formal e dos cuidados com a precisão metafórica, como se observa em “prisão da forma”.
c) visão progressivamente pessimista, em face da impossibilidade da criação poética, conforme expressa o verso “e te estilhaces, suicida”.
d) processo de contenção, amadurecimento e transformação da palavra, representado pelos versos “numa explosão / de diamantes”.
e) necessidade premente de libertação da prisão representada pela poesia, simbolicamente comparada à “garrafa” a ser “estilhaçada”.
Esta questão recebeu 269 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2011 – Questão 84
Dentre os recursos expressivos presentes no poema, podem-se apontar a sinestesia e a aliteração, respectivamente, nos versos a) 2 e 17. b) 1 e 5. c) 8 e 15. d) 9 e 18. e) 14 e 3.
UEL 2010 – Questão 40
A partir dos conhecimentos sobre o Concretismo e observando a obra “Espaço virtual”, de Judith Lauand, considere as afirmativas: ...
UNESP 2017 – Questão 12
O tom predominante no soneto é de a) resignação. b) nostalgia. c) apatia. d) ingenuidade. e) inquietude.
Base dudow 2000 – Questão 5
O poeta Gregório de Matos tornou-se importante na representação da literatura barroca brasileira por que: a) enfatizou a produção poética satírica em detrimento da religiosa. b) pautou sua vida pelo respeito às normas e costumes sociais e estéticos. c) criticou membros do clero e do poder político e exaltou índios e mulatos. d) apropriou-se de formas e temas do barroco europeu, adequando-os ao contexto local. e) Sua crítica em nada influenciou a sociedade brasileira.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 146
Um arquiteto está reformando uma casa. De modo a contribuir com o meio ambiente, decide reaproveitar tábuas de madeira retiradas da casa. Ele dispõe de 40 tábuas de 540 cm, 30 de 810 cm e 10 de 1 080 cm, todas de mesma largura e espessura. Ele...