ENEM Linguagens e Matemática 2015 – Questão 112

Linguagens / Literatura
João Antônio de Barros (Jota Barros) nasceu aos 24 de junho de 1935, em Glória de Goitá (PE). Marceneiro, entalhador, xilógrafo, poeta repentista e escritor de literatura de cordel, já publicou 33 folhetos e ainda tem vários inéditos. Reside em São Paulo desde 1973, vivendo exclusivamente da venda de livretos de cordel e das cantigas de improviso, ao som da viola. Grande divulgador da poesia popular nordestina no Sul, tem dado frequentemente entrevistas à imprensa paulista sobre o assunto.
EVARISTO. M. C. O cordel em sala de aula. In: BRANDÃO. H. N. (Coord.). Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.
 
A biografia é um gênero textual que descreve a trajetória de determinado indivíduo, evidenciando sua singularidade. No caso específico de uma biografia como a de João Antônio de Barros, um dos principais elementos que a constitui é
a) a estilização dos eventos reais de sua vida, para que o relato biográfico surta os efeitos desejados.
b) o relato de eventos de sua vida em perspectiva histórica, que valorize seu percurso artístico.
c) a narração de eventos de sua vida que demonstrem a qualidade de sua obra.
d) uma retórica que enfatize alguns eventos da vida exemplar da pessoa biografada.
e) uma exposição de eventos de sua vida que mescle objetividade e construção ficcional.
Esta questão recebeu 207 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 124
Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão. ...
FUVEST 2008 – Questão 42
Considere as seguintes afirmações: ...
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 91
NOTICE OF BAGGAGE INSPECTION ...
Base dudow 2000 – Questão 19
Tomando como base o poema "Aperitivo", de Oswald de Andrade: A felicidade anda a pé Na praça Antônio Prado São 10 horas azuis O café vai alto como a manhã de arranha-céus Cigarros, Tietê Automóveis A cidade sem mitos É incorreto afirmar que: a) há valorização do cotidiano; b) há presença do nacionalismo; c) há emprego do verso livre; d) pertence à primeira fase do Modernismo brasileiro; e) há resgate dos valores tradicionais.
ENEM 1º Aplicação - Linguagens e Matemática 2015 – Questão 104
Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? ...