ENEM Linguagens e Humanas 2020 – Questão 38

Linguagens / Português
Relatos de viagem: nas curvas da Nacional 222,
em Portugal

 
   Em abril deste ano, fomos a Portugal para uma viagem de um mês que esperávamos há um ano. Pois no dia 4 de maio, chegávamos ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Que linda a “antiga, muy nobre, sempre leal e invicta” cidade do Porto! “Encantei-me”, diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas, parques e praças muito bem cuidados.
   Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade, apelidada de Invicta — nunca foi invadida. E valorizam tudo o que há de bom ali, como “a melhor estrada para se dirigir do mundo”, a Nacional 222.
   Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha. A cada 10 km tínhamos que encostar: corríamos, dançávamos, tomávamos chocolate quente, sopa, tudo que fosse quentinho. E lá íamos para mais uma etapa. Uma aventura deliciosa. Depois de três horas — mais ou menos o dobro do tempo necessário, não fossem as paradas para aquecimento —, chegamos a casa!  Congelados, mas maravilhados e invictos!
Disponível em: https://oglobo.globo.com.
Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

 
Nesse texto, busca-se seduzir o leitor por meio da exploração de uma voz externa sobre a identidade histórica do povo português. O trecho que evidencia esse procedimento argumentativo é
a) “Que linda a ‘antiga, muy nobre, sempre leal e invicta’ cidade do Porto!”.
b) “‘Encantei-me’, diriam eles... pelas belas paisagens, construções históricas com lindas fachadas [...]”.
c) Os tripeiros, sinônimo de portuenses, têm orgulho de sua cidade [...]”.
d) “E valorizam tudo o que há de bom ali, como ‘a melhor estrada para se dirigir do mundo’ [...]”.
e) “Pois na manhã do 25 de abril, dia da Revolução dos Cravos, resolvemos conhecer a tal maravilha”.
Esta questão recebeu 338 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 72
Assinale a frase em que há pronome enclítico. a) Far-me-ás um favor? b) Nada te direi a respeito. c) Não me fales mais nisso. d) Convido-te para a festa. e) Dir-se-ia uma incoerência
Base dudow 2000 – Questão 31
"Não NOS eram favoráveis tantas dúvidas, que NOS jogavam para campos opostos e causavam-NOS angústia.” Os termos em destaque apresentam, respectivamente, a função sintática de: a) objeto indireto, objeto direto e objeto indireto. b) complemento nominal, objeto direto e objeto indireto. c) objeto direto, objeto indireto e objeto direto. d) complemento nominal, objeto indireto e objeto direto. e) objeto indireto, complemento nominal e objeto direto.
Base dudow 2000 – Questão 11
Em uma peça publicitária veiculada em jornais impressos, pode-se ler o seguinte: Se a prática leva à perfeição, então imagine o sabor de pratos elaborados bilhões e bilhões de vezes. Acerca da primeira oração do trecho, é linguisticamente adequado afirmar que, em relação à segunda oração, ela expressa uma circunstância de: a) comparação. b) condição. c) conformidade. d) consequência. e) proporção.
UERJ 2012 – Questão 15
O final do texto expressa uma reflexão do escritor acerca do poder da sua escrita, a partir da menção a uma princesa e a um povo. Essa menção sugere, principalmente, que o escritor deseja que suas palavras tenham o poder de: a) desfazer as ilusões antigas b) permear as classes sociais c) ajudar as pessoas discriminadas d) abolir as hierarquias tradicionais
UNIFESP port e inglês 2006 – Questão 28
Considere os trechos: ...