ENEM Linguagens e Humanas 2018 – Questão 16

Linguagens / Português
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. [ ... ] O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia. Por sorte ainda aparece nos campos, [ ... ] algum atrevido que sai do roteiro e comete o disparate de driblar o time adversário inteirinho, além do juiz e do público das arquibancadas, pelo puro prazer do corpo que se lança na proibida aventura da liberdade.
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre:
L&PM Pockets, 1995 (adaptado).
 
O texto indica que as mudanças nas práticas corporais, especificamente no futebol,
a) fomentaram uma tecnocracia, promovendo uma vivência mais lúdica e irreverente.
b) promoveram o surgimento de atletas mais habilidosos, para que fossem inovadores.
c) incentivaram a associação dessa manifestação à fruição, favorecendo o improviso.
d) tornaram a modalidade em um produto a ser consumido, negando sua dimensão criativa.
e) contribuíram para esse esporte ter mais jogadores, bem como acompanhado de torcedores.
Esta questão recebeu 552 comentários

Veja outras questões semelhantes:

FUVEST 2009 – Questão 10
A crítica contida na charge visa, principalmente, ao a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil. b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira. c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica. d) uso de slogan semelhante ao da campanha "O petróleo é nosso". e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.
Base dudow 2000 – Questão 1
Considere o seguinte trecho: Em vez do médico do Milan, o doutor José Luiz Runco, da Seleção, é quem deverá ser o responsável pela cirurgia de Cafu. Foi ele quem operou o volante Edu e o atacante Ricardo Oliveira, dois jogadores que tiveram problemas semelhantes no ano passado. O termo “ele”, em destaque no texto, refere-se: a) ao médico do Milan. b) a Cafu. c) ao doutor José Luiz Runco. d) ao volante Edu. e) ao atacante Ricardo Oliveira.
Base dudow 2000 – Questão 8
“Havendo tempo, irei à sua casa.” Comece com: “Irei à sua casa, ...” a) se houvesse. b) embora haja. c) exceto se houver. d) desde que houvesse. e) caso haja.
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 65
O ápice da ilustração se traduz por uma conduta social caracterizada pela a) cultura do cancelamento. b) prática do feminicídio. c) postura negacionista. d) ação involuntária. e) defesa da honra.
Albert Einstein 2016 – Questão 27
A declaração do conselheiro e coordenador do Centro de Bioética do Cremesp explicita que a) preservar a face de todos os profissionais e das instituições é dever ético de todos os pacientes. b) manter em sigilo informações sobre pacientes é obrigação de todos os profissionais e das instituições. c) salvaguardar as informações de pacientes é um compromisso legal. d) defender a identidade de profissionais é um dever de natureza ética.