ENEM 3 Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase
Pecados, vagância de pecados. Mas, a gente estava com Deus? Jagunço podia? Jagunço - criatura paga para crimes, impondo o sofrer no quieto arruado dos outros, matando e roupilhando. Que podia? Esmo disso, disso, queri, por pura toleima; que sensata resposta podia me assentar o Jõe, broreiro peludo do Riachão do Jequitinhonha? Que podia? Agente, nós, assim jagunços, se estava em permissão de fé para esperar de Deus perdão de proteção? Perguntei, quente.
— “Uai? Nós vive... — foi o respondido que ele me deu.
ROSA, G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001 (fragmento).
 
 
Guimarães Rosa destaca-se pela inovação da linguagem com marcas dos falares populares e regionais. Constrói seu vocabulário a partir de arcaísmos e da intervenção nos campos sintático-semânticos. Em Grande sertão: veredas, seu livro mais marcante, faz o enredo girar em torno de Riobaldo, que tece a história de sua vida e sua interlocução com o mundo-sertão.
No fragmento em referência, o narrador faz uso da linguagem para revelar
a) inquietação por desconhecer se os jagunços podem ou não ser protegidos por Deus.
b) uma insatisfação profunda com relação à sua condição de jagunço e homem pecador.
c) confiança na resposta de seu amigo Jõe, que parecia ser homem estudado e entendido.
d) muitas dúvidas sobre a vida após a morte, a vida espiritual e sobre a fé que pode ter o jagunço.
e) arrependimento pelos pecados cometidos na vida errante de jagunço e medo da perdição eterna. 
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