UERJ (julho) 2007 – Questão 13

Linguagens / Literatura / Modernismo Brasileiro: 3a Fase / Guimarães Rosa
A terceira margem do rio
Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam as diversas sensatas pessoas, quando indaguei a informação. (...) Mas se deu que, certo dia, nosso pai mandou fazer para si uma canoa. (...)
Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalcou1 o chapéu e decidiu um adeus para a gente. Nem falou outras palavras, não pegou matula2trouxa, não fez a alguma recomendação. (...)
Nosso pai entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu se indo – a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa.
Nosso pai não voltou. Ele não tinha ido a nenhuma parte. Só executava a invenção de se permanecer naqueles espaços do rio, de meio a meio, sempre dentro da canoa, para dela não saltar, nunca mais. A estranheza dessa verdade deu para estarrecer de todo a gente. Aquilo que não havia, acontecia. (...)
E nunca falou mais palavra, com pessoa alguma. Nós, também, não falávamos mais nele. Só se pensava. (...)
Sou homem de tristes palavras. De que era que eu tinha tanta, tanta culpa? Se o meu pai, sempre fazendo ausência: e o rio-rio-rio, o rio – pondo perpétuo. (...) E ele? Por quê? Devia de padecer demais. De tão idoso, não ia, mais dia menos dia, fraquejar do vigor, deixar que a canoa emborcasse, ou que bubuiasse3 sem pulso, na levada do rio, para se despenhar horas abaixo, em tororoma4 e no tombo da cachoeira, brava, com o fervimento e morte. Apertava o coração. Ele estava lá, sem a minha tranqüilidade. Sou o culpado do que nem sei, de dor em aberto, no meu foro. Soubesse – se as coisas fossem outras. E fui tomando idéia. (...)
Só fiz, que fui lá. Com um lenço, para o aceno ser mais. Eu estava muito no meu sentido. Esperei. Ao por fim, ele apareceu, aí e lá, o vulto. Estava ali, sentado à popa. Estava ali, de grito. Chamei, umas quantas vezes. E falei, o que me urgia, jurado e declarado, tive que reforçar a
voz: –“Pai, o senhor está velho, já fez o seu tanto... Agora, o senhor vem, não carece mais... O senhor vem, e eu, agora mesmo, quando que seja, a ambas vontades, eu tomo o seu lugar, do senhor, na canoa!...” E, assim dizendo, meu coração bateu no compasso do mais certo.
Ele me escutou. Ficou em pé. Manejou remo n’água, proava5 para cá, concordado. E eu tremi, profundo, de repente: porque, antes, ele tinha levantado o braço e feito um saudar de gesto – o primeiro, depois de tamanhos anos decorridos! E eu não podia... Por pavor,
arrepiados os cabelos, corri, fugi, me tirei de lá, num procedimento desatinado. Porquanto que ele me pareceu vir: da parte de além. E estou pedindo, pedindo, pedindo um perdão.
Sofri o grave frio dos medos, adoeci. Sei que ninguém soube mais dele. Sou homem, depois desse falimento6? Sou o que não foi, o que vai ficar calado. Sei que agora é tarde, e temo abreviar com a vida, nos rasos do mundo. Mas, então, ao menos, que, no artigo da morte, peguem em mim, e me depositem também numa canoinha de nada, nessa água que não pára, de longas beiras: e, eu, rio abaixo, rio a fora, rio a dentro – o rio.
 
(ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.)
Vocabulário:
encalcar – comprimir
matula – saco com comida
bubuiar – flutuar
tororoma – corrente fluvial forte e ruidosa
proar – pôr a proa em uma dada direção
A narrativa de Guimarães Rosa inova a linguagem literária com construções incomuns, que geram estranhamento no processo de leitura. A alternativa em que a organização sintática provoca esse estranhamento é:
a) “Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalcou o chapéu e decidiu um adeus para a gente.”(ref.1)
b) “para se despenhar horas abaixo, em tororoma e no tombo da cachoeira,”(ref.3)
c) “O senhor vem, e eu, agora mesmo, quando que seja, a ambas vontades,”(ref.4)
d) “Por pavor, arrepiados os cabelos, corri, fugi, me tirei de lá, num procedimento desatinado.”(ref.5)

Veja outras questões semelhantes:

UFSM 2011 ps3 - todas menos Ing, Esp 2011 – Questão 4
No conto Um moço muito branco, o elemento luminoso caracteriza o protagonista e acentua a atmosfera sobrenatural que envolve o texto de Guimarães Rosa. ...
UERJ (julho) 2007 – Questão 29
A variação temporal do deslocamento s da composição, observada a partir de cada estação, está corretamente representada no seguinte gráfico: a) b) c) d)
UERJ (julho) 2007 – Questão 24
A imagem mostra uma pessoa em uma asa-delta. ...
UERJ (julho) 2007 – Questão 48
(Adaptado de Veja, 15/02/2006) ...
UERJ (julho) 2007 – Questão 21
The main aim of the author’s words is to promote the following result: a) change in behavior. b) update of information. c) controversy over beliefs. d) comparison between cultures.