ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 26

Linguagens / Português
A escravidão
Esses meninos que aí andam jogando peteca não viram nunca um escravo... Quando crescerem, saberão que já houve no Brasil uma raça triste, votada à escravidão e ao desespero; e verão nos museus a coleção hedionda dos troncos, dos vira-mundos e dos bacalhaus; e terão notícias dos trágicos horrores de uma época maldita: filhos arrancados ao seio das mães, virgens violadas em pranto, homens assados lentamente em fornos de cal, mulheres nuas recebendo na sua mísera nudez desvalida o duplo ultraje das chicotadas e dos olhares do feitor bestial. [...]
Mas a sua indignação nunca poderá ser tão grande como a daqueles que nasceram e cresceram em pleno horror, no meio desse horrível drama de sangue e lodo, sentindo dentro do ouvido e da alma, numa arrastada e contínua melopeia, o longo gemer da raça mártir — orquestração satânica de todos os soluços, de todas as impressões, de todos os lamentos que a tortura e a injustiça podem arrancar a gargantas humanas.
BILAC, O. Disponível em: www.escritas.org. Acesso em: 29 out. 2021.


Publicado em 1902, o texto de Olavo Bilac enfatiza as mazelas da escravidão no Brasil ao
a) descrever de modo impessoal as consequências da exploração racial sobre as gerações futuras.
b) contrapor a infância privilegiada das crianças da época à infância violentada das crianças escravizadas.
c) antecipar o futuro apagamento das marcas da escravidão no contexto social.
d) criticar a atenuação da violência contra os povos escravizados nas memórias retratadas pelos museus.
e) imaginar a reação de indiferença de seus contemporâneos com os escravizados libertos.
Esta questão recebeu 97 comentários

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 2
2) Em relação ao Texto 1, é possível inferir que: ...
FGV Economia 2010 – Questão 35
Assinale a alternativa em que, sem incoerência com o sentido do texto, reescreve-se corretamente quanto à regência o trecho: ... entre elas cobrar por um livro cuja ideia central é uma defesa apaixonada de tudo o que é gratuito. ...
Base dudow 2000 – Questão 78
Assinalar a forma correta do plural de “O cristão vê no cesto apenas um peixinho e um pãozinho”: a) Os cristãos vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. b) Os cristões vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. c) Os cristãos vêm nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos. d) Os cristãos veem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãezinhos. e) Os cristães vêem nos cestos apenas uns peixinhos e uns pãozinhos.
UFSCar - Por e Ing 2007 – Questão 1
Nesse texto, o autor: a) oferece duas alternativas de raciocínio para o após-a-morte. b) defende, de qualquer maneira, o investimento na vida física. c) defende as religiões orientais que propõem a sobrevida do espírito. d) fala sobre investimentos financeiros a longo prazo. e) defende a ideia de correr riscos agora, sem a esperança no porvir.
Base dudow 2000 – Questão 54
Na tira acima o elemento que não está permitindo a comunicação é: a) canal fechado. b) falta de referencial. c) ausência de emissor. d) ausência de receptor. e) código desconhecido.