ENEM 1ºAplicação 2023 – Questão 11

Linguagens / Português
Maio foi colorido de amarelo, e o foi porque mundialmente amarelo é a cor convencionada para as advertências. No trânsito, essas advertências têm sido fatais. A estimativa, caso nada seja feito, é a de que se atinjam assustadoras 2,4 milhões de mortes no trânsito em 2030 em todo o mundo.
A pressa constante, o sentimento de invencibilidade, a certeza de invulnerabilidade, a necessidade de poder, a falta de civilidade, a certeza de impunidade, a ausência de solidariedade, a inexistência de compaixão e o desrespeito por si próprio são circunstâncias reais que, não raro, concorrem para o comportamento violento no trânsito.
O Maio Amarelo, que preconiza a atenção pela vida, é uma das iniciativas nesse sentido. E é precisamente a atenção pela vida que está esquecida. Essa atenção, por certo, requer menos pressa, mais civilidade, limites assegurados, consciência de vulnerabilidade, solidariedade, compaixão e respeito por si e pelo outro.
Reafirmar e praticar esses princípios e valores talvez seja um caminho mais seguro e menos violento, que garanta a vida e não celebre a morte.
Disponível em: http://portaldotransito.com.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).


Considerando os procedimentos argumentativos utilizados, infere-se que o objetivo desse texto é
a) enumerar as causas determinantes da violência no trânsito.
b) contextualizar a campanha de advertência no cenário mundial.
c) divulgar dados numéricos alarmantes sobre acidentes de trânsito.
d)  sensibilizar o público para a importância de uma direção responsável.
e) restringir os problemas da violência no trânsito a aspectos emocionais
Esta questão recebeu 74 comentários

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 22
TEXTO I ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2019 – Questão 41
Disponível em: http://epoca.globo.com. Acesso em: 20 mar. 2014. De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam a) exposição exagerada dos indivíduos. b) comicidade ingênua dos usuários. c) engajamento social das pessoas. d) disfarce do sujeito por meio de avatares. e) autocrítica dos internautas.
UNESP 2019 – Questão 13
Em “Copérnico era, sem dúvida, um revolucionário conservador”, a expressão sublinhada constitui um exemplo de a) eufemismo. b) pleonasmo. c) hipérbole. d) metonímia. e) paradoxo.
FUVEST 2013 – Questão 75
Na composição do texto, foram usados, reiteradamente, I. sujeitos pospostos; II. termos que intensificam a ideia de movimento; III. verbos no presente histórico. Está correto o que se indica em: a) I, apenas b) II, apenas c) III, apenas d) I e II, apenas e) I, II e III
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2009 – Questão 122
Na situação de comunicação da qual o texto foi retirado, a norma padrão da língua portuguesa é empregada com a finalidade de ...