Base dudow 092 2000 – Questão 19

Ciências Humanas / Geografia / Geografia da Ásia / Oriente médio
"A procura por Israel como destino de viagem entre os brasileiros vem crescendo nos últimos anos, principalmente entre os turistas que querem conhecer os locais sagrados do país. Em 2007, 21 mil brasileiros viajaram para o país, um aumento de 32% em relação a 2006. Com os 60 anos da fundação de Israel, a expectativa é de um aumento ainda maior, ultrapassando 40%."

SOMAN, M., Nos 60 anos da fundação, mais brasileiros devem visitar Israel. Folha de São Paulo, 07/05/2008.

Em relação ao Estado de Israel, destacado no texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Estado de Israel, localizado na Europa, entre Portugal e Espanha, abriga a cidade santa de Jerusalém, tradicionalmente conhecida como cenário da história do cristianismo e do judaísmo. O local mais sagrado para os judeus, o Muro das Lamentações, é local obrigatório para o turista, pois se trata das ruínas do templo destruído pelos romanos em 70 a.C.
b) Se, em 2007, 21 mil brasileiros viajaram para Israel, representando um aumento de 32% em relação ao ano anterior, então exatos 6.720 brasileiros visitaram Israel em 2006.
c) É provável que uma das principais preocupações dos turistas brasileiros que visitam Israel sejam os frequentes conflitos entre os xiitas do Hezbollah e os membros do grupo separatista ETA.
d) Com a criação do Estado de Israel, os árabes palestinos apropriaram-se do controle da Faixa de Gaza e da Cisjordânia, resultando em conflitos militares com egípcios e jordanianos.
e) O Estado de Israel foi criado em maio de 1948, a partir da intenção do Reino Unido de retirar-se do domínio sobre os territórios palestinos após a Segunda Guerra Mundial. Os árabes rejeitaram a proposta e a violência emergiu quase que imediatamente. Desde então, a história de Israel gira em torno de conflitos com palestinos e as nações árabes vizinhas.

Veja outras questões semelhantes:

FGV Administração 2010 – Questão 46
Em 768, Carlos Magno foi coroado rei dos francos e, em 800, imperador dos romanos. É pertinente afirmar quanto aos reinos francos, no que diz respeito ao período carolíngio, que: ...
ENEM 2ºAplicação - Humanas e Natureza 2016 – Questão 5
Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br. ...
UERJ 2011 – Questão 55
No gráfico abaixo, estão representadas mudanças no perfil socioeconômico da população brasileira entre 2002 e 2009. Adaptado de Folha de S. Paulo, 18/04/2010 Um dos principais fatores que possibilitaram as mudanças representadas no gráfico é: a) elevação do poder aquisitivo b) ampliação da expectativa de vida c) estabilização da oferta de emprego d) diminuição da taxa de analfabetismo
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2021 – Questão 52
Durante os anos de 1854-55, o governo brasileiro — por meio de sua representação diplomática em Londres — e os livre-cambistas ingleses — nas colunas do Daily News e na Câmara dos Comuns — aumentaram a pressão pela revogação da...
UNIFESP s/port e inglês 2009 – Questão 32
A União Europeia adotou leis que dificultam a imigração nos últimos anos. Porém, no passado, a Europa ...