Base dudow 092 2000 – Questão 14

Ciências Humanas / Geografia / A Nova Ordem Mundial / Introdução - Nova Ordem Mundial
O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.
Esta questão recebeu 1 comentário

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2018 – Questão 50
A presunção de que a superfície das chapadas e chapadões representa uma velha peneplanície é a corroborada pelo fato de que ela é coberta por acumulações superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela...
Base dudow 2000 – Questão 67
Sobre as grandes questões teórico-metodológicas da Geografia e as relações entre a sociedade e a natureza, é possível afirmar, de modo correto, que: ...
Base dudow 2000 – Questão 31
"O deserto mais árido do mundo é farto em atrações. Paisagens aparentemente desoladas revelam povoados andinos, salitreiras abandonadas, ruínas pré-colombianas e o melhor ponto de observação espacial do planeta, onde até a NASA instalou uma estação." O texto acima descreve o deserto: a) do Atacama b) do Saara c) de Gobi d) O Grande deserto da Austrália e) de Kalahari
Base dudow 2000 – Questão 59
Os solos amazônicos, nos quais está sustentada a densa floresta equatorial úmida, podem ser caracterizados pela... ...
Base dudow 2000 – Questão 50
Considerando o mapa anterior os fatores climáticos que determinam a ocorrência do clima subtropical com verões amenos são a) latitude e altitude. b) longitude e continentalidade. c) latitude e maritimidade. d) pluviosidade e latitude. e) longitude e altitude.