Base dudow 089 2000 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
CAPÍTULO CII - DE CASADA
Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
1De quando em quando, 2tornávamos ao passado e 3divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim 4vivemos novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a denúncia 5que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias 6que conspirou a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado de Assis, Dom Casmurro
Observado o segundo parágrafo do texto, é CORRETO afirmar:
a) O narrador fala do passado tanto no que se refere a situações vividas - "tornávamos ao passado" (ref. 2) - quanto a situações narradas.
b) O antagonismo presente no segmento "divertíamo-nos em relembrar nossas tristezas e calamidades" (ref. 3) revela que, para as personagens, nada no passado havia sido verdadeiramente vivido como sofrimento.
c) As frases "que está nos primeiros capítulos" (ref. 5) e "que conspirou a nossa desunião" (ref. 6) exercem, respectivamente, função de adjetivo e de substantivo.
d) A expressão "De quando em quando" (ref. 1) deve ser entendida como "raramente".
e) A forma verbal "vivemos" (ref. 4) expressa uma ação efetivamente realizada no momento em que o narrador está contando o que acontecia aos namorados.
 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM Digital Linguagens e Humanas 2020 – Questão 25
GUARNIERI, A.Suplemento ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122
Quando Deus redimiu da tirania ...
ENEM 2ªAplicação Linguagens e Matemática 2009 – Questão 114
Seca d’água ...
ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Humanas 2022 – Questão 41
O bebê de tarlatana rosa ...
UNESP (julho) 2011 – Questão 55
Parece notícia velha, mas a ciência e o ensino da ciência continuam sob ataque. No portal www.brasilescola.com há um texto de Rainer Sousa, da Equipe Brasil Escola, que discute a origem do homem. No final, o texto diz: “sendo um tema polêmico...