Base dudow 089 2000 – Questão 49

Linguagens / Literatura / Realismo e Naturalismo / Realismo / Naturalismo no Brasil
CAPÍTULO CII - DE CASADA
Imagina um relógio que só tivesse pêndulo, sem mostrador, de maneira que não se vissem as horas escritas. O pêndulo iria de um lado para outro, mas nenhum sinal externo mostraria a marcha do tempo. Tal foi aquela semana da Tijuca.
1De quando em quando, 2tornávamos ao passado e 3divertíamo-nos em relembrar as nossas tristezas e calamidades, mas isso mesmo era um modo de não sairmos de nós. Assim 4vivemos novamente a nossa longa espera de namorados, os anos da adolescência, a denúncia 5que está nos primeiros capítulos, e ríamos de José Dias 6que conspirou a nossa desunião, e acabou festejando o nosso consórcio.
Machado de Assis, Dom Casmurro
Observado o segundo parágrafo do texto, é CORRETO afirmar:
a) O narrador fala do passado tanto no que se refere a situações vividas - "tornávamos ao passado" (ref. 2) - quanto a situações narradas.
b) O antagonismo presente no segmento "divertíamo-nos em relembrar nossas tristezas e calamidades" (ref. 3) revela que, para as personagens, nada no passado havia sido verdadeiramente vivido como sofrimento.
c) As frases "que está nos primeiros capítulos" (ref. 5) e "que conspirou a nossa desunião" (ref. 6) exercem, respectivamente, função de adjetivo e de substantivo.
d) A expressão "De quando em quando" (ref. 1) deve ser entendida como "raramente".
e) A forma verbal "vivemos" (ref. 4) expressa uma ação efetivamente realizada no momento em que o narrador está contando o que acontecia aos namorados.
 

Veja outras questões semelhantes:

ENEM 1ºAplicação - Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122
Quando Deus redimiu da tirania ...
FGV Administração 2011 – Questão 28
Considerando-se tanto o contexto histórico em que surge O Ateneu quanto as opções políticas de seu autor, conclui-se que a crítica áspera proferida pelo locutor do trecho dirige-se, finalmente, a) a D. Pedro I. b) ao Barão de Mauá. c) a D. Pedro II. d) ao Duque de Caxias. e) a Floriano Peixoto.
UERJ 2007 – Questão 3
Não tardaria muito que saíssem formados e prontos, um para defender o direito e o torto da gente, outro para ajudá-la a viver e a morrer. (ref.2) Na passagem destacada, foram explorados diferentes recursos retóricos. Dois desses recursos podem ser identificados como: a) metonímia e metáfora. b) antítese e pleonasmo. c) paradoxo e ironia. d) anáfora e alusão.
Base dudow 2000 – Questão 45
Cárcere das almas ...
ENEM Ling (91-135) e Mat (136-180) 2011 – Questão 126
TEXTO I ...