Base dudow 086 2000 – Questão 44

Ciências Humanas / História / A República da Espada / Marechal Floriano Peixoto (1891 - 1894)
O clima de crise permanente que caracterizou o mandato de Floriano Peixoto, segundo presidente do Brasil, foi provocado:
a) pelo problema da sucessão entre "civilistas" e "militaristas", tendo como foco principal a figura de Rui Barbosa.
b) pela contestação da legalidade da sucessão do vice-presidente e da necessidade de novas eleições após a renúncia de Deodoro da Fonseca.
c) pelo desencadeamento do problema de Canudos, que envolveu grande parte do Exército brasileiro.
d) pela manutenção da política de Deodoro, sobretudo quanto à dissolução do Congresso e à permanência do estado de sítio.
e) pelo descontentamento dos cafeicultores, ainda inconformados com a abolição da escravatura.

Veja outras questões semelhantes:

FATEC 2006 – Questão 2
Em relação ao período da ocupação holandesa no Nordeste brasileiro, afirma-se: ...
Base dudow 2000 – Questão 52
Analisando a pirâmide etária a seguir, é possível concluir que ela caracteriza uma população com índices de: a) alta taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. b) alta taxa de natalidade e alta expectativa de vida. c) alta taxa de natalidade e média expectativa de vida. d) baixa taxa de natalidade e baixa expectativa de vida. e) baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.
FATEC 2006 – Questão 1
Sobre a Paz de Deus e a Trégua de Deus, estabelecidas a partir dos séculos X e XI, na Europa Ocidental, é correto afirmar: ...
UFSM 2012 ps3 - todas menos Ing, Esp - resoluções no final 2012 – Questão 22
Observe a gravura: ...
UNIFESP s/port e inglês 2006 – Questão 31
O processo de industrialização tardia verificado após a Segunda Guerra Mundial promoveua) uma divisão territorial do trabalho baseada na troca desigual de commodities.b) a reunião de líderes de países pobres contra o capital internacional.c) uma articulação produtiva entre núcleos de países centrais e de países pobres.d) a atuação decisiva de países periféricos no Conselho de Segurança da ONU.e) uma frente de países ricos que atuou pela libertação colonial dos povos.