Base dudow 086 2000 – Questão 19

Ciências Humanas / História / Descolonização Afro-Asiática
O genocídio que teve lugar em Ruanda, assim como a guerra civil em curso na República Democrática do Congo, ou ainda o conflito em Darfur, no Sudão, revelam uma África marcada pela divisão e pela violência. Esse estado de coisas deve-se, em parte:
a) Às diferenças ideológicas que perpassam as sociedades africanas, divididas entre os defensores do liberalismo e os adeptos do planejamento central.
b) À intolerância religiosa que impede a consolidação dos estados nacionais africana, dividida nas inúmeras denominações cristãs e muçulmanas.
c) Aos graves problemas ambientais que produzem catástrofes e aguçam a desigualdade ao perpetuar a fome, a violência e a miséria em todo o continente.
d) À herança do colonialismo, que introduziu o conceito de Estado-nação sem considerar as características das sociedades locais.
e) Às potências ocidentais que continuam mantendo uma política assistencialista, o que faz com que os governos locais beneficiem-se do caos.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 49
“Quem, portanto, ousaria dizer que o Terceiro Estado não tem em si tudo o que é necessário para formar uma nação completa? Ele é o homem forte e robusto que tem um dos braços ainda acorrentado. Se suprimíssemos a ordem privilegiada, a...
UNICAMP 2011 – Questão 36
Assinale a alternativa que corresponde à descrição correta da representação mostrada na figura abaixo. ...
ENEM 2001 – Questão 19
A figura apresenta as fronteiras entre os países envolvidos na Questão Palestina e um corte, no mapa, da área indicada. ...
FUVEST 2011 – Questão 68
Observe o mapa abaixo, no qual estão representadas cidades africanas em que ocorreram jogos da seleção brasileira de futebol pouco antes e durante a Copa do Mundo de 2010. Fonte: M. E. Simielli, Geoatlas, 2010. Adaptado. As distâncias*, em linha reta e em km, entre Johannesburgo e as demais cidades localizadas no mapa, estão corretamente indicadas em: * * Valores aproximados. a) b) c) d) e)
Base dudow 2000 – Questão 20
Podemos dizer que são consequências da Segunda Guerra Mundial todos os acontecimentos a seguir exceto: a) A reorganização do Leste Europeu b) A organização do Tribunal de Nuremberg c) A organização da Liga das Nações d) Início da era atômica e) Início da Guerra Fria