Base dudow 082 2000 – Questão 46

Linguagens / Português / Sintaxe / Regência Verbal
Assinale a alternativa em que as lacunas de regência, verbal e nominal, não foram inteiramente cumpridas.
a) O vocabulário e a sintaxe de que se utilizavam muitos autores modernistas constituem, muitas vezes, uma linguagem mais difícil do que a linguagem culta.
b) Alguns dos modernistas não repudiavam aos clássicos, nem lhe imitavam, mas conseguiam renovar o idioma sobre influência da língua falada.
c) No Brasil há muitas literaturas regionais que exibem as características da fala local a que procuram ser fiéis.
d) Os defensores de uma literatura regional procuram sempre apresentar explicações e evidências que lhes apoiem os argumentos.
e) A aprendizagem de uma língua se faz, também lendo-se autores com que se possa aprimorar e fortalecer a experiência pessoal

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 47
Essas meninas ...
FATEC (2ºsem) 2006 – Questão 47
Em – "a moringa bateu-me na face esquerda" – o pronome oblíquo "me" está sendo utilizado com a mesma função sintática que ocorre em a) ...e levantei-me estremunhado. b) Não tive tempo de desviar-me. c) ... atirei-me ao doente. d) ... mas ninguém me ouviu. e) Tremiam-me as pernas.
UNESP (julho) 2012 – Questão 1
​Sim, porque os três ou quatro mil menos fracos ultrapassam o vestíbulo... Nesta passagem, Celso Pedro Luft sugere, com algum deboche, que: a) somente três ou quatro mil pessoas empregam adequadamente a vírgula. b) quem passa nos exames vestibulares são os candidatos menos fracos. c) se a pontuação fosse um edifício, poucas pessoas ultrapassariam seu vestíbulo. d) até mesmo grandes escritores não sabem virgular. e) quem sabe usar a vírgula é bem-sucedido na vida.
FGV Economia 2010 – Questão 45
Assinale a alternativa em que a substituição da conjunção “embora” nas frases dadas torna-as corretas, de acordo com a norma culta. ...
FGV Economia 2009 – Questão 35
Assinale a alternativa em que se repete a conjunção "como" da frase — Como lembra a revista The Economist, são essas as pessoas que mais estão sentindo o rigor da crise. ...