Base dudow 072 2000 – Questão 24

Linguagens / Literatura / Romantismo / Brasil: Prosadores
No capítulo XXVI do romance "Iracema", de José de Alencar, Martim decide acompanhar Poti, que volta à nação pitiguara, onde nascera para defendê-la do ataque de povos inimigos. Antes da partida, os dois "irmãos" confabulam para decidir se Iracema deve acompanhá-los, ou não, à taba dos pitiguaras.
 
Com relação à sequência dos episódios relatados acima, considere as alternativas que seguem e assinale a que está de acordo com o romance de Alencar. 
a)  Martim e Poti decidem partir sem falar com Iracema, pois as lágrimas dela poderiam 'amolecer' seus corações e fazê-los desistir da viagem. 
b)  Poti convence Martim a acompanhá-lo à taba dos pitiguaras para ajudar os irmãos de Iracema atacados por povos inimigos. 
c)  Martim e Poti  deixam fincados, no tronco de uma árvore, uma mensagem cifrada para Iracema. 
d)  Iracema, contrariando o pedido de Martim, abandona a cabana e vai atrás dele, embrenhandose na floresta. 
e)  Ao ver a seta emplumada trespassando o 'goiamun', Iracema conclui que Martim e Poti haviam partido para a caça.

Veja outras questões semelhantes:

Base dudow 2000 – Questão 38
Aponte a alternativa em que houve erro no emprego da palavra destacada. a) O mocinho sempre chega no momento azado. b) O comandante, ao saber da derrota, dirigiu-se aos soldados com o semblante torvo. c) O ignorante é incipiente; o principiante, insipiente. d) A cidade estava infestada de pernilongos. e) O acidentado apresentava fratura no esterno e no crânio.
Base dudow 2000 – Questão 27
CAPÍTULO CII - DE CASADA ...
ENEM 3ªAplicação Linguagens e Matemática 2014 – Questão 122
Pecados, vagância de pecados. Mas, a gente estava com Deus? Jagunço podia? Jagunço - criatura paga para crimes, impondo o sofrer no quieto arruado dos outros, matando e roupilhando. Que podia? Esmo disso, disso, queri, por pura toleima; que...
UFRGS - Literatura 2010 – Questão 45
Leia o seguinte poema de João Cabral de Melo Neto. ...
Base dudow 2000 – Questão 29
Dom Casmurro é narrado em estilo de memórias: quem conta a história é o protagonista, que evoca seu próprio passado. Outra conhecida obra da literatura brasileira, relatando as memórias da personagem principal, NÃO tem como narrador o...